quinta-feira, 22 de março de 2012

O homem racional e irracional

O ser humano é um animal racional porque tem, em seu cérebro, o córtex pré-frontal muito mais complexo e desenvolvido do que os outros animais, inclusive os demais primatas. A razão (capacidade de correlacionar fatos e dados) é uma propriedade do córtex pré-frontal (a famosa "massa cinzenta"). Mas o assunto é mais complexo do que parece, e o ser humano muitas vezes usa a razão para conseguir propósitos irracionais. Vou dar um exemplo: suponhamos que um jovem seja tímido e feio mas tenha um forte instinto sexual (os instintos são irracionais). Tal jovem pode usar sua razão para estudar bastante e conseguir um bom emprego, que lhe dê um alto salário. Supostamente, o dinheiro fará com que ele se sinta mais seguro e tenha mais condições de conquistar mulheres. Temos aí um bom exemplo de como a razão pode estar submetida a processos irracionais. Outro exemplo é a grande competição que existe no meio acadêmico, entre cientistas, que usam a razão para se sobrepujar uns em relação aos outros, satisfazendo instintos como a competitividade, o orgulho e a inveja (todos fatores irracionais). É por causa da irracionalidade humana, submetendo a razão, que vemos tantas guerras, sofrimentos e desigualdades no mundo. E você, leitor, concorda comigo? Deixe seu comentário!

4 comentários:

  1. Boa análise.

    Eu nunca tinha parado para refletir sobre como submetemos ou utilizamos nossa razão para satisfazer nossos instintos.

    Adoro seu Blog, seus textos são diretos e instrutivos. Parabéns! =D

    ResponderExcluir
  2. Caro Serjão,

    Com efeito, ainda temos muita lama para tirar dos pés para nos tornarmos de fato racionais.
    Em parte concordo contigo, porém a educação pautada na ética, respeito, caráter, trabalho entre outras qualidades nobres do ser humano devem ser os luzeiros para a retirada dessa lama.
    Apesar de todas a mazelas do homem profano, ainda acredito no ser humano, como já dizia Dom Helder Câmara.
    Os instintos obviamente são importantes, pois tendem a proteger a vida. Triste é saber que usamos nossa "racionalidade" para produzir bombas atômicas (e não são feitas para serem colocadas em parques de diversões) com a probabilidade de serem lançadas sobre nossas próprias cabeças.
    A ciência atual serve para produzir apenas comodidades e, na minha opinião, ainda não é uma verdadeira ciência.
    Nossa geração não verá uma idade de ouro, mas certamente poderemos contribuir para que ela ocorra.

    ResponderExcluir
  3. eu quero 3 exemplos que ande o homem é racional e 3 exemplos em que mesmo homem age irracionalmente

    ResponderExcluir