quinta-feira, 21 de abril de 2011

A profilaxia da gripe

A gripe é causada pelo vírus da influenza, e, ao contrário dos resfriados, é uma doença grave, que pode levar à morte as pessoas com sistema imunológico mais debilitado, como os idosos.

A principal medida profilática contra a gripe é a vacinação, que deve ser aplicada anualmente, de preferência nos grupos populacionais mais susceptíveis, como os idosos.

Com as facilidades do mundo moderno, o vírus da gripe, que está em constante mutação (daí a necessidade da vacinação anual) pode se espalhar rapidamente por vastas regiões geográficas; por exemplo, recentemente, uma única pessoa proveniente da Ásia causou um surto de gripe no Canadá. O tempo frio, em si, não enfraquece o organismo; o fato de a maioria das epidemias de gripe acontecer no inverno é devida á maior proximidade entre as pessoas que o frio proporciona, aumentando as chances de contágio.

Portanto, numa epidemia de gripe, enquanto não se obtém uma vacina eficiente contra a cepa de vírus que a está causando, as pessoas devem evitar aglomerações, ambientes fechados e fortalecer a saúde geral com boa alimentação e repouso suficiente. Medidas como essas, tomadas em conjunto pelo governo e população mexicana, não só impediram, há alguns anos atrás, que a gripe suína se espalhasse por aquele país, como evitou uma epidemia global de gripe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário