sexta-feira, 1 de abril de 2011

Causas e superação do medo do escuro

Muitas pessoas se queixam de ter medo de escuro, principalmente na hora de dormir. Já ouvi homens feitos, pós-graduados e fortes fisicamente, relataram que não conseguem pegar no sono de não houver pelo menos uma pequena lâmpada acesa no quarto. Aí eu fiquei pensando: o que leva tantas pessoas a temerem a escuridão total, um fator que os especialistas classificam como essencial para uma boa noite de sono?

Não precisei pesquisar nem pensar muito para concluir que essa condição é um dos medos ancestrais de nossa espécie, o qual, que em certas fases de nossa evolução, nos favoreceu de alguma forma. Penso que o medo do escuro vem nos acompanhando desde quando o homem primitivo ainda não sabia como fazer fogo para se iluminar à noite, tendo então um medo mais do que justificável de ser atacado por predadores noturnos, como os grandes felinos, que caçam preferencialmente à noite.

Nossa civilização evoluiu e hoje nós, felizmente, não corremos o risco de sermos devorados por um leão na segurança de nossos quartos; muitos de nós estamos condicionados a ter medo do escuro, por nossa herança genética proveniente de nossos ancestrais das cavernas. Essa explicação científica faz com que não seja adequado qualificar as pessoas que têm esse medo como covardes.

Como uma boa noite de sono é essencial para a saúde física e mental, se realmente esse medo é muito forte em você e está atrapalhando o seu sono, eu o (a) aconselho a se consultar com um psicólogo ou psiquiatra, para fazer terapia que, normalmente, o (a) ajudará a lidar melhor com suas fobias e medos. A terapia condicionará o seu subconsciente de que você não corre perigo de ser atacado à noite, e assim você vai superar esse medo e dormir bem como um bebê. Para conhecer algumas dicas simples para ter uma boa noite de sono, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário