terça-feira, 3 de maio de 2011

A Geologia Médica

A Geologia Médica é uma disciplina relativamente recente, que estuda a influência de fatores geológicos ambientais sobre a saúde humana e dos animais. Como exemplos, pode-se citar a exposição excessiva ou a deficiência de elementos químicos e minerais; a inalação de poeiras e partículas rochosas provenientes de erupções vulcânicas; o transporte, as modificações e a concentração de compostos orgânicos; a exposição a micróbios, entre outras complicações na saúde relacionadas às condições geológicas.

Por exemplo, os minérios de zinco normalmente contém um pouco de cádmio, metal altamente tóxico que causa lesões irreversíveis no sistema nervoso doa animais e do homem; já as jazidas de minério de ferro podem contaminar o meio ambiente com resíduos de ferro, fósforo e enxofre. O chumbo causa o saturnismo, doença que afeta o sistema nervoso, o que ocorre também com o mercúrio e o arsênico. Muito do ouro produzido no mundo provém de minérios arsenicais, cujos resíduos, se não forem convenientemente tratados, podem causar a morte dos seres vivos que com eles tenham contato. Da mesma forma,a exposição excessiva ao manganês e seus compostos causa o desenvolvimento do Mal de Parkinson.

Hipócrates já descrevia a intoxicação em trabalhadores das minas de chumbo, por volta de 375 A.C. Georgius Agrícola, pseudônimo do alemão Georg Bauer (que viveu entre 1494-1555), no último capítulo do seu livro "De Re Metallica", descreveu algumas doenças entre mineiros, no século XVI. Este livro, ricamente ilustrado, trata de assuntos mineralógicos e problemas relativos à exploração e produção mineral. O fato de Agricola ser oriundo da Saxônia e de ter vivido grande parte da sua vida nessa região, certamente influenciou sua opção profissional. A Saxônia era uma região rica em minérios, que a tornou um local privilegiado para o desenvolvimento da mineralogia como ciência. Apesar dessa ligação, como já foi dito, a denominação de Geologia Médica foi criada recentemente. Até alguns anos, essa especialidade era denominada Geomedicina.

Leitura de referência: http://www.ige.unicamp.br/geomed/geologia_medica.php

Um comentário:

  1. Estou extremamente satisfeito com o serviço de empréstimo do Sr. Lee e suas sugestões me ajudaram a conseguir um ótimo negócio de empréstimo imobiliário. Teria o maior prazer em recomendar seus serviços aos meus amigos aqui em busca de um empréstimo".
    Não vá a outro lugar se você estiver procurando por um empréstimo. O Sr. Lee é o melhor. Eu recomendo altamente seus serviços. O melhor que já tive o prazer de trabalhar com seu empréstimo de baixa taxa. "Este é o Sr. Lee Contact apenas se alguém aqui estiver procurando por um empréstimo: +1-989-394-3740. & Email: 247officedept@gmail.com.

    ResponderExcluir