sexta-feira, 20 de maio de 2011

O que é um vulcão

Um vulcão nada mais é do que um ponto de extravasamento, na superfície da terra ou no fundo do mar, do magma (rocha fundida e aquecida) proveniente do Manto Terrestre, porção do planeta que se situa ente 5 e 70 km de profundidade (considerando-se a isoterma de 1330º C).

Quando uma fratura ou falha fica ativa na Crosta Terrestre (a porção da Terra sólida e delgada onde vivemos), o magma sobe por essas zonas de fraqueza e extravasa na superfície, formando uma montanha à qual denominamos vulcão.

Quanto ao tempo que demora uma erupção vulcânica, este é muito variável, pois depende das condições geológicas específicas de cada vulcão. Há vulcões, como o Vesúvio, na Itália, que demoram séculos para entrar em erupção, ao passo que outros, como o Etna, também na Itália, tem estado em erupção contínua, ora mais forte, ora mais fraca, nos últimos 2 mil anos. Existem também os vulcões extintos, havendo um belo exemplar no Município de Nova Iguaçu -RJ, cuja última erupção foi há cerca de 65 milhões de anos atrás.

As atividades vulcânicas e tectônicas são ocasionadas pela dinâmica interna de nosso planeta. A delgada camada externa onde vivemos, denominada crosta terrestre, é subdividida em uma dúzia de compartimentos denominados placas tectônicas, as quais flutuam sobre as rochas aquecidas e fluidas do manto terrestre, que se movem lentamente formando correntes de convecção. É esse movimento de convecção que forma as atividades vulcânicas e tectônicas.

Em alguns dos limites de placas, uma delas mergulha sob a outra, num fenômeno denominado "subducção" . Na subducção, há um enrugamento da crosta terrestre, que produz cadeias montanhosas na placa que fica por cima, e muitas dessas altas montanhas são formadas por vulcões. Os vulcões se formam porque uma placa, ao mergulhar sob a outra, leva água do mar e sedimentos marinhos para as profundezas do manto, onde esses materiais baixam o ponto de fusão das rochas, que então se fundem, originando o magma (rocha quente e fundida). Este ascende por falhas e fraturas profundas até chegar à superfície da terra, onde extravasa sob a forma de lavas e formam montanhas denominadas vulcões. É por isso que os vulcões são abundantes no chamado "círculo de fogo" que circunda todo o Oceano Pacífico: nas bordas desse oceano, há subducçao de placas. A própria Cordilheira dos Andes, cujas montanhas mais altas são vulcões, foi formada pela subducção da Placa de Nazca sob a Placa Sul-Americana.

Em suma, na Terra há desde vulcões que só tiveram uma única erupção a vulcões que ficam ativos, intermitentemente, por milhões de anos, e o que condiciona essa característica é a frequência com que a câmara magmática (reservatório subterrâneo de magma) é alimentada com material novo proveniente das profundezas aquecidas de nosso planeta.

Um comentário:

  1. Vi a indicação desta página no yahoo. Olha gostaria de dar meus parabéns pela excelente explicação. Muito esclarecedora!!!

    ResponderExcluir