A água possui um elevado calor específico e é má condutora de calor. Por esses motivos, ela demora mais que a terra para se aquecer durante o dia e para se resfriar durante a noite. Isso faz com que os climas marítimos sejam mais amenos do que os climas continentais, porque, durante o dia, enquanto a terra esquenta rapidamente, sua temperatura é amenizada pela brisa marítima, sendo que o contrário acontece à noite, ocasião em que os ventos sopram da terra para o mar e não permitem que a terra resfrie muito rápido. Nesses casos, a amplitude térmica (diferença entre as temperaturas máximas) é menor nos climas marítimos do que nos climas continentais.
A água dos oceanos transporta calor dos trópicos para as regiões frias, como é o caso da famosa Corrente do Golfo, que parte do Caribe em direção ao Norte da Europa, tornando o clima de países como a França, a Holanda, Inglaterra, Suécia e Noruega mais ameno que os locais de mesma latitude na Rússia Européia, onde a continentalidade produz um clima muito mais frio. Um bom exemplo é Figueira da Foz, na Costa Portuguesa, banhada pela corrente do golfo, se comparada com New York. Ambas estão a 40º de latitude norte, mas em Figueira da Foz quase nunca neva, ao passo que é relativamente comum nevar em NY.
Uma merda totalmente incoerente e pouco informativo, não recomendo!
ResponderExcluirCaralho porra escrota vtc fiquei com menos 10 no semestre em biologia por causa dessa merda, quem copiar daki é pq e pior q o X.A.N.D.A.^^
ResponderExcluirpoh kra, meça suas palavras parça... celorinho...
ResponderExcluir