quinta-feira, 12 de maio de 2011

A importância do Sol para a Terra

Talvez a influência mais importante do Sol em relação à Terra seja garantir a esta a sua posição relativamente estável no espaço. Sem a força da gravidade do Sol para atraí-la para sua órbita, a Terra seria um planeta errante no espaço, e provavelmente logo colidiria com algum outro corpo celeste. Ou seja, em todos os sentidos a Terra deve ao Sol a sua existência.

O Sol é a principal fonte de energia primária para a Terra: mesmo a energia elétrica produzida por uma usina hidrelétrica tem a sua origem no Sol. Explicando melhor: a energia radiante do Sol provoca a evaporação das águas, que se condensam nas partes mais altas da Troposfera e originam as nuvens e depois a chuva. Parte da água da chuva que infiltra na Terra passa a correr pela superfície da mesma através de rios, até ser capturada por uma represa, onde a energia eletromagnética do sol, que já havia sido transformada em energia mecânica (cinética), transforma-se em energia potencial. Na saída do reservatório, a energia potencial das águas transforma-se novamente em energia cinética, e as águas movem as turbinas onde a energia cinética da água em movimento se transforma em energia elétrica.

Analogamente, a energia que move a esmagadora maioria dos seres vivos é oriunda da fotossíntese, reação química na qual a energia eletromagnética do sol se transforma em energia química nas plantas, as quais, uma vez ingeridas pelos animais, fornecem a eles o alimento que proverá de energia todos os processos fisiológicos de seus organismos, desde a energia mecânica dos músculos à energia neuroquímica do sistema nervoso. Em síntese: nós, seres humanos, somos movidos à energia solar!

22 comentários:

  1. Não vivo sem ENERGIA... SOLAR.
    Eu tenho certeza que sou movida à energia solar.
    Abraços.
    Flor do Deserto

    ResponderExcluir
  2. eu precisei deste texto para um trabalho de escola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tambem tó precisando me manda p nome dos outros sites
      bjjjjjsssssssssssswssssssssssssssssssssssssss

      Excluir
    2. eu tbm!até agr não achei quase nada além desse!

      Excluir
  3. Obrigada, foram uma boa ajuda.

    ResponderExcluir
  4. QAZSXDCFVGBHJNKM,./ GVHBNKM,L.Ç;D FXCG VHBJUVMUIJK,.L,KJMNHBGVFCDXSCFVGBHNJMK,L.;SDFTGYHJKL.Ç;~ZASXDCFGBHNJMK,L.Ç;ZSDFGHK,L.Ç;A\ZSXDFGH,.Ç;\azsdfghkml,ç.;sdfghmk.ç;wzsedrftujikl.ç;~sezxdfhnjmk,l.çsexdcfvghjokç,lsxdcfvghbkm,l.szxdcfvgbhjkl.ç;\azsdfghujikolzasxdfghjklwsedrftgujikoldxcfvghjk,l.redxcfvghnjmk,l.çcdfvbghnjmk,.ldefgyjiko,plrdxcfvgbhnjmk,l.zasxdcgklçfghklçswzedrftujiokpldfgbhjmk,sxdcfvgbhjkmsxdcfvgbhjkosdxcfvg bhjnmkswzxdcfvgbhjnsxzcdfvgbhncdfvgbn mcdfvgb hjnrcdfvgbhjnfvcgbhjnmkcdfvgbnhjmderftghnjedfrgthyjsdxefghnjesrd5tf7yg m8okl´pç~´[çplojugtfrdegbhnm,mnhgfdfghngfdfghjhgfdfghgfdfghgfdfghjhgfghjgfghjgfhjgfghgfghjgfghgfghjhgfghjhgfhjkjhjklkjklçlç~]çlkjhgfdsaASDFGHJKLÇ~]
    ]~ÇLKJHGFDSAasdfghjklç~]

    ]~çlkjhgfdsaASDFGHJKLÇ~]





    ALGUEM SABE O QUE SIGNIFICA ISO TAMBEM NÃ SEI SE ALGUEM SOUBER RESPONDE
    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    WQASERDFTHNJKMJNBV FTCDXSCRFTVYOKÇ~XZSDCFVGHMKO,LWZASXDCFVGJK,LSWEDRFTGYHUJIKOLSWEDRFTGYHUJIKOLWZSDFRTGHYJUIKOLASKLÇAQWSERFYJKLAQWSEHJKL.AQZSKL.ÇZAQWSFGUKL\ZHK,L.ÇZAKÇ;ZAÇ;~]ZSKLÇ~\AZSXDCFGHJKL´Ç]
    \AZSXDCFVGBHNKM,L.Ç;~]
    \ZASDFVGBHNJKM,L.Ç;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu retardado, -´~L;QA,Ç.SKLODEQÇ;A ninguém vai saber né seu otário.

      Excluir
  5. PUTOS VADIAS SUA PUTINHAS VAGABUNDAS PRINCIPALMENTE TU ASDFGHJKL

    ResponderExcluir
  6. Alguém aí tá fazendo porque a prof pediu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NAO TE INTERECA QUEM PEDIU SEU FELA DA PUTA VIADINHO DO CARAI

      Excluir
  7. agradeço muito a quem fez isso,pois tive que fazer um trabalho de ciencis sobre a importancia do sol na terra,e desse texto fiz um resumo,obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, eu já sabia de tudo... Kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Preciso deste texto para um trabalho de escola
    obrigado quem fez isso
    Bjssssssssssss

    ResponderExcluir
  10. eu precisei isso para um trabalho de escola

    ResponderExcluir
  11. E O RESPEITO ONDE EH Q TA


















    ResponderExcluir
  12. Nossa que infantilidade, depois vcs pesquisem a importancia da educação!

    ResponderExcluir