domingo, 3 de abril de 2011

Quais são os locais mais secos e mais úmidos do mundo?

O país mais úmido do mundo é a Índia, pois lá existe o fenômeno das monções, causado pelo aparecimento sazonal de grandes diferenças térmicas entre o Oceano Índico e o continente. Esse fenômeno origina as chamadas chuvas de monções, que duram alguns meses e acumulam grandes volumes de precipitação.

A cidade considerada mais úmida do mundo, com base em dados das últimas décadas é a cidade de Mawsynram, localizada a cerca de 16 km a oeste de Cherrapunji, no Estado de Meghalaya, na Índia. Seus índices de pluviosidade são superiores a 12 mil milímetros de chuva por ano. Mawsynram também detém o recorde de mais alta pluviosidade no período de 24 horas na Índia, de 989,6 milimetros, em 10 de Julho de 1952. Para termos uma idéia de quanta chuva esses números significam, o município de São Paulo, segundo sua página oficial na internet, registrou uma pluviosidade média anual de 1529,6 mm no período compreendido entre os anos de 1980 e 2001. Isso significa que na cidade de São Paulo, que sofre com grandes alagamentos na estação chuvosa, a quantidade média de chuva anual é 8 vezes inferior à da já citada cidade indiana de Mawsynram.

Ainda considerando os locais mais úmidos do mundo, a ilha de Kauai, no arquipélago do Havaí, EUA, embora seja considerada por muitos como o local mais úmido do mundo, na verdade ocupa a segunda colocação, com pluviosidade média de cerca de 11 mil milímetros de chuva anuais.

O país onde existem os locais mais secos do mundo é o Chile, pois, no deserto de Atacama, situado no norte desse país, cidades como Iquique e Antofagasta só vêem chuva forte uma ou duas vezes por século! No município de Arica, um dos mais secos desse deserto, a média de chuvas não ultrapassa míseros 0,5 milímetro por ano.

11 comentários:

  1. Mas humidade (ou umidade, como preferir :)) e chuva estão obrigatoriamente relacionados? Isto é, pelo contrário, podemos ter cidades humidas mas sem chuva e vice-versa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. À burro da pastelaria, achas que LONDRES não é uma cidade úmida, não o PORTO é que é, vocês inventam, só inventam diariamente para se armarem em espertos e são grandes pessoas tontas e que vivem e lados do mundo onde as pessoas têm comidas boas e docinhos bonzinhos e bolo de mel estrumbosos e 300´´s que são bons, MAADRID VS. PARIS, LISBOA É A MAIS BONITA E SUJA! Paneleiro

      Excluir
  2. Londres e Lisboa são as cidades mais úmidas da Europa, mas úmidas frias, não é úmido quente, ambas Londres e Lisboa apresentam humidade durante todo o ano, com chuvas leves, ambiente chuvoso e nublado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Londres e Lisboa são muito frias e úmidas.

      Excluir
  3. Respostas
    1. LISBOA É A CAPITAL DA DEGRADAÇÃO E DA SUJIDADES, NÃO PASSA DE UMA CIDADE POBRE, DESORGANIZADA, CAÓTICA, DESORGANIZADA, EMBRIAGADA, SUJA, PORCA, MONTANHOSA E SOBRE TUDO MUITO POBREZINHA... COM AQUELAS VALHOTAS NAS CASAS EM BECOS PODRES A GEMIR POR DEUS COM COLARES E BANDEIRAS ROOTAS E FEIAS DE JESUS E PORTUGAL, AUTENTICAS MEDIOCRES E POBRES! ODEIO LISBOA, SÓ TENHO VERGONHA DE ELA SER A NOSSA CAPITAL, NÃO ACHAM?

      Excluir
    2. Você deve estar falando do Rio de Janeiro...

      Excluir
    3. Comeu cocô amigo?

      Excluir
    4. isso é verdade, é só olhar o grafico do https://pt.weatherspark.com/y/30040/Clima-caracter%C3%ADstico-em-Joinville-Brasil-durante-o-ano Em joinville não chove em quantidade, mas a umidade do ar é umas 5 vezes mais que em Londres

      Excluir
  4. Em que lugar do ranking de umidade relativa do ar fica a cidade de Salvador, capital do estado da Bahia, Brasil

    ResponderExcluir
  5. seus putos so mentem nessa net

    ResponderExcluir