sábado, 30 de abril de 2011

Breves observações sobre a depressão

Hoje em dia há poucas dúvidas de que a depressão seja de origem genética e causada pelo desequilíbrio de neurotransmissores no cérebro. Um fato importante do qual muita gente se esquece é o de que todos nós passamos por fases de tristeza e desânimo mais ou menos prolongadas, durante as quais alguns dos sintomas da depressão clínica podem estar presentes; muitas vezes, o diagnóstico da depressão só pode ser feito por psiquiatras experientes.

A depressão se caracteriza por baixa auto-estima, vontade de se isolar socialmente, sensação de desânimo ou cansaço, baixa libido, alterações bruscas no apetite (a pessoa pode querer comer muito ou então não comer nada), sensação incômoda de que a vida não vale a pena, sensação essa que pode vir ou não acompanhada de idéias suicidas, perda de interesse por atividades que antes causavam grande prazer e, em muitos casos, um despertar precoce acompanhado por uma grande tristeza. Muitas vezes a depressão pode ser diagnosticada por esse último sintoma, que normalmente está ausente nas pessoas que estão passando por uma fase de tristeza profunda: o paciente deprimido acorda muito cedo e se sentindo "um lixo", e essa sensação vai melhorando um pouco à medida que o dia avança.

Uma vez feito o diagnóstico, o tratamento consistirá numa combinação de antidepressivos e psicoterapia, podendo esta última ser ministrada por um psicólogo e o tratamento medicamentoso pelo psiquiatra. Como últimas e importantes observações, devo citar que os antidepressivos demoram de 2 a 3 semanas para fazerem efeito, e pode ser que o primeiro antidepressivo prescrito não faça o efeito desejado, sendo necessário um aumento da dose ou então a substituição por um novo medicamento, caso em que um novo período de espera deve ser aguardado. Com os avanços da psiquiatria e da farmacologia, praticamente todos os casos de depressão podem ser curados ou controlados, permitindo que a pessoa leve uma vida normal.

Observação: essa postagem tem caráter meramente informativo e não substitui o aconselhamento médico adequado. Se você acha que pode estar com depressão, procure um psicólogo e/ou psiquiatra.

5 comentários:

  1. obrigada amigo voce me ajudo muito tenho essa doença

    ResponderExcluir
  2. Sérgio,
    Obrigado pela resposta e enfoque dados na minha pergunta no Yahoo.Já sabia de quase todas conotações. Se houver um endereço
    eu posso te passar os tres medicamentos utilizado, es clarecendo que o que apresenta um resultado modesto se enquadra na classe dos Atípicos e gostaria de te passar o nome dele.
    Obrigado,
    Junior.4459

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Ao ler sua postagem, vejo-me identificada nela.
    São passagem em nossa vida, que, com ou sem tratamento, temos que elevar a nossa auto-estima(gostarmos mais de nós). Pois só assim, evitaremos depressões mais profundas, originadas de passagens em nossas vidas.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Galera passei por isso a 3 semanas. Chorava muito, uma enorme tristeza, varias oites sem dormir. Dai um dia de domingo minha esposa me levou num psic e ele receitou rivotril de 0,5 e tbm o exodus de 10 mg. To fazendo o tratamento a 3 semanas e so q melhoro a cada dia. As vezes bate aquele desanimo mas precisamos lutar junto com as mediacoes. A religiao eh um ohtro remedio q muito me ajudou. Vale a pena chegar mais perto de deus. Felicidade para todos.

    ResponderExcluir
  5. Jà tomei pondera de 30mg c 05 gotas de rivotril. duas gotas de rivotril pela manhã e cinco à noite em seis meses foi retirando rivotril aos poucos uma gota pora semana. hj tomando sertralina de 100mg. c clonazepan de 2mg. Não tò bem. n to dormindo e o clonazepan ta afetando mto minha mémoria, completamente esquecida. gostaria de saber de posso voltar para pondera de 30mg, que o médico onde morava ne receitou. Hj to depressiva , esquecida e humor triste, devido problemas emocionais, de família. será que ´psso voltar ao que meu médico me receitou, ´prque to depressiva, cabelo caindo, aumemnto de colesterol e glicose sendo que m alimentação é tudo sem glúten e lactose por probl intestino, e que da de cabelo.. meu email. saramariabrum@hotmail.cpm. gostaria de obter uma solução pq o tratamento dito acima me dei mto bem com pondera. se puder me ajudar ficaria muito grata.

    ResponderExcluir