segunda-feira, 18 de abril de 2011

O grande terremoto de Lisboa em 1755

O terremoto catastrófico que arruinou a cidade de Lisboa no Dia de Todos os Santos, no ano de 1755, provavelmente foi oriundo de súbitos deslocamentos de falhas submarinas a oeste e a sul desta cidade. Este famoso terremoto consistiu de dois tremores mais fortes, espaçados de 40 minutos entre si, sendo o segundo deles mais intenso. Não obstante, o primeiro tremor causou muita destruição de construções. Um terceiro tremor ocorreu uma hora mais tarde, com epicentro na cidade de Fez, Marrocos, que também foi violentamente destruída.


O número de vítimas foi ainda maior porque os lisboetas refugiaram-se no cais de mármore recentemente construído no porto de Lisboa, uma área vasta e aparentemente segura. Entretanto, ao terremoto seguiu-se um grande tsunami, com ondas de até 9 metros de altura, que varreram o porto e todas as regiões baixas da cidade, completando o quadro de destruição. Há relatos de pessoas que foram “engolidas” pela terra, tanto no cais de Lisboa quanto numa cidade marroquina, o que demonstra que, entre os perigos de um grande terremoto, está o desaparecimento de pessoas nas profundezas da terra.

Este terremoto foi acompanhado de grandes incêndios e chocou a civilização ocidental pelo fato de ter acontecido em um dia santo, tendo vitimado milhares de pessoas que se encontravam orando nas igrejas da cidade. Tal terremoto foi atribuído à fúria divina, punindo os lisboetas por seus pecados e Portugal pela severidade de sua inquisição. O filósofo alemão Kant, que tinha apenas 13 anos em 1755, condenou essas interpretações, tendo atribuído tal terremoto a causas naturais, mesma explicação dada pelo filósofo francês Rousseau.

Fotografia de uma gravura em madeira ilustrando a força do grande terremoto de Lisboa em 1755.

Referência: Holmes, A (1978) - Principles of Physical Geology. Thomas Nelson Ed., Great Britain, 730 p.

3 comentários:

  1. Caro Serjão,

    Está no texto:

    "...provavelmente foi oriundo de súbitos deslocamentos de falhas submarinas a oeste e a sul desta cidade."

    A palavra "provavelmente" é muito apropriada, pois não acredito que a causa dos terremotos seja o deslocamento de falhas.

    Quanto ao tsunami, bom...se uma coisa está mal, creia que poderia ser muito pior. O exemplo é recente quando do tsunami de esgoto ocorrido em Niterói.

    Um abraço,
    Claudemir

    ResponderExcluir
  2. onde é k estão os poemas?????????????????????????

    ResponderExcluir