quarta-feira, 2 de março de 2011

A importância do desaquecimento após os exercícios físicos

Vocês vão fazer seus exercícios aeróbicos (caminhada ou corrida, por exemplo) para queimar aquelas gordurinhas indesejáveis e se prevenir contra as doenças cardiovasculares. Muito bem. Até aí estou com vocês e não abro.

Vocês fazem seus aquecimentos, que podem consistir, por exemplo, de alongamentos, pequenos saltos, etc, para preparar o corpo para o esforço maior que está por vir. Também aí estou com vocês.

Mas e o desaquecimento? Vocês sabiam que devem dedicar pelo menos 5 minutos ao desaquecimento, após exercícios como a corrida, a caminhada rápida e outros? Explico: durante esses exercícios, a força da gravidade mantém a maior parte do sangue nas partes mais baixas do corpo, principalmente nas pernas.

O sangue é bombeado pelo coração e chega aos músculos pelas artérias, retornando ao coração através das veias. As veias possuem pequenos mecanismos chamados “válvulas”, que se contraem quando o músculo se move e fazem o sangue o sangue subir pelas veias, contra a força da gravidade. Por esse motivo, jamais devemos parar bruscamente após, por exemplo, correr ou caminhar em ritmo de trabalho cardíaco. Ao fazermos isso, as válvulas das veias das pernas param de funcionar momentaneamente e o coração, que ainda bate acelerado, pode não receber o volume de sangue suficiente para irrigar a si mesmo, o corpo todo e o cérebro. Conclusão: podemos sentir náuseas, tonturas, sofrer desmaios e, em casos extremos, até morrer subitamente por enfarte fulminante. Pelo mesmo motivo, pessoas obrigadas a ficarem imóveis e em pé por muitas horas (sentinelas, por exemplo) às vezes desmaiam. Não, elas não estão doentes: esse é o mecanismo de defesa normal do corpo pois, uma vez na posição horizontal, a lei da gravidade faz com que o sangue seja redistribuído por todo o corpo e, desta forma, o sangue volta ao coração para ser bombeado para o cérebro, e a pessoa acorda naturalmente e recuperada.

De fato, estudos apontam que a maior parte das mortes súbitas relacionadas a exercícios físicos ocorre logo após os mesmos, e não durante eles. A prevenção é simples: não pare bruscamente; caminhe mais devagar, de preferência com os braços estendidos para cima, para que a força da gravidade possa fazer com que o sangue neles contido desça até o coração. Alongue-se, pule corda, brinque com o cachorro, faça qualquer coisa mas não pare bruscamente na posição vertical.

Caso você termine o exercício muito cansado e precise parar imediatamente, procure um gramado ou um banco de jardim e deite-se. Isso manterá o coração e o cérebro abastecidos de sangue e evitará os sintomas descritos acima, inclusive a tão temida “morte súbita”.

Sérgio Oreiro, D. Sc.

Algum dos leitores gostaria de comentar, criticar ou apenas compartilhar conosco os seus métodos de desaquecimento?

Um comentário:

  1. ADOREI O ARTIGO! ESTOU NA ACADEMIA A APENAS 3DIAS, PASSEI MUITO MAU NO 1º DIA, POIS TIVE :NAÚSEA, VOMITO E TONTURA APOS SAI DA ESTEIRA. OBRIGADO! POIS AGORA SEI O PORQUE DE TUDO ISSO AO MESMO TEMPO.
    PENSEI ATÉ QUE EU IA MORRER.
    NÃO SEI PORQUE OS PROFESSORES NA ACADEMIA NÃO NOS DEIXA INFORMADO DESSES SINTOMAS E NOS MOSTRA UMA SOLUÇÃO.
    OBRIGADO NOVAMENTE SÉRGIO.
    ASS:EVÂNIA Mª

    ResponderExcluir