quinta-feira, 3 de março de 2011

O homem invisível

Acho que cada um de nós já pensou como seria bom, em certos momentos e ambientes, ficar totalmente invisível aos olhos das demais pessoas. Pois bem, com a nanotecnologia avançando rapidamente, mais cedo ou mais tarde poderemos desfrutar deste privilégio. Em 2006, pesquisadores da Universidade Duke, nos EUA, conseguiram, em seu laboratório, que um objeto desaparecesse da tela de um radar. Segundo eles, com o avanço das pesquisas será possível, no futuro, fazer com que um objeto fique também invisível aos olhos humanos.

A tecnologia e a física envolvidas nesse processo são relativamente simples. O que os cientistas da citada universidade fizeram foi envolver o objeto com uma cobertura feita de milhares de pequenos fragmentos de cobre. Essa “vestimenta” pode desviar as ondas de radar que a atingem (tais ondas são de natureza eletromagnética, com freqüência e comprimento de onda específicos). Ora, sabemos que a luz que enxergamos e as ondas de radar têm a mesma natureza, mas apresentam valores de freqüência e comprimentos de onda (o “tamanho” da onda) diferentes. Isso significa que, se nós vestíssemos uma roupa feita com esse material, a luz poderia desviar de nós, tornando-nos completamente invisíveis.

Por enquanto, a técnica só funciona com ondas de radar simplesmente porque os fragmentos de cobre da vestimenta têm de ser menores que as ondas para que o fenômeno ocorra. Como as ondas de radar têm cerca de 3 centímetros de comprimento, é só fazer pecinhas menores que essa medida. Para que o mesmo efeito ocorra com a luz visível, é necessário que os fragmento dos materiais componentes do manto envoltório sejam menores que 1 milésimo de milímetro, que é o comprimento de onda médio da luz. Para isso, serão necessários mais avanços na nanotecnologia, cujo intuito é criar objetos da mesma escala de tamanho dos átomos. Quando isso for possível, não só poderemos ficar invisíveis , como a humanidade passará por transformações tão ou mais profundas do que as que ocorreram na revolução industrial.

Corroborando o experimento descrito acima, Sir John Pendry, do Imperial College de Londres, foi pioneiro no campo dos metamateriais, que são materiais que não existem na natureza, pois, segundo ele, não há nenhum material natural que possa ser pequeno o suficiente para desviar os raios de luz e criar o “manto da invisibilidade”. Ele estuda uma forma de construir uma "camuflagem" ou dispositivo de proteção que torna invisível tudo o que for colocado no seu interior.

Como tudo na vida tem um lado ruim e um lado bom, precisamos ressaltar que há tempos os militares vem sonhando em produzir um manto que possa tornar armamentos e soldados invisíveis aos inimigos. No lado positivo, uma adaptação dessa mesma técnica permitirá produzir materiais capazes de transformar a energia solar em energia elétrica com muito mais eficiência do que a tecnologia existente hoje em dia.

Quem quiser se aprofundar neste assunto, que exige conhecimentos avançados de física e matemática, pode consultar as seguintes referências:

1) Universidade de Duke: http://www.ee.duke.edu/~drsmith/cloaking.html

2) Trabalho de Sir John Pendry: http://www.imperial.ac.uk/college.asp?P=7837

2 comentários:

  1. Não consegui ler tudo o post mais os parágrafos e frases soltas me fez ter um interesse ainda maior pelo seu blog. Represento o Aruma Blog e já respondemos ao seu comentário, tanto como uma resposta em nosso blog quanto por e-mail. Agradeço em nome do Arruma Blog as palavras e todo o carinho. Show de bola a sua postagem, e realmente há coisas 'tecnológicas' que são feitos para os piores fins, mais sei lá, acho que os bonzinhos irão usar pra coisas maiores. Eu pensei agora, imagina uma guerra mundial com isso, seria o FIM literalmente...

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Arruma Blog, o ser humano tem um lado sombrio que faz com que muitos dos avanços tecnológicos se transformem em armamento militar.
    Obrigado pelo comentário e pela resposta e volte sempre!
    Abraço,
    Sérgio

    ResponderExcluir