quarta-feira, 16 de março de 2011

Cecília Meireles - o Romanceiro da Inconfidência

Inspirada por uma visita a Ouro Preto, Cecília Meireles compôs esse poema de temática social, que evoca a luta pela liberdade no Brasil do século XVIII e incorpora elementos dramáticos, épicos e líricos. Fruto de longa pesquisa histórica, o Romanceiro da Inconfidência é considerado por muitos – entre os quais eu me incluo – a principal obra literária dessa grande poetisa (ou poeta, como as poetisas atuais preferem ser chamadas).

Nesse livro, por meio de uma hábil síntese entre o dramático, o épico e o lírico, há um retrato da sociedade de Minas Gerais do século XVIII, principalmente dos personagens envolvidos na Inconfidência Mineira, abortada pela traição de Joaquim Silvério dos Reis, o que culminou na execução de Tiradentes e no exílio de vários de seus companheiros.

O gênero romanceiro é uma coleção de poesias ou canções de caráter popular. De tradição ibérica, surgiu na Idade Média e é, em geral, uma narrativa com um tema central. Cada parte tem o nome de romance – que não deve ser confundido com a denominação do atual gênero em prosa. Os primeiros textos medievais em língua portuguesa pertencem a esse gênero, assim como documentos como testamentos e escrituras e poemas de outro gênero literário – as “cantigas de amigo”.

Nessa obra de Cecília Meireles, há 85 romances, além de outros poemas, como os que descrevem os cenários. Em sua composição, é utilizada principalmente a chamada medida velha, ou seja, a redondilha menor, verso constituído de cinco sílabas poéticas (pentassílabo) e, predominantemente, a redondilha maior, verso de sete sílabas (heptassílabo) (...).

Não me conformo com o fato de Cecília Meireles nunca ter sido ao menos convidada para participar do processo de seleção da Academia Brasileira de Letras. Não entrarei no mérito de comparar o seu valor com o de literatos que integraram a Academia, mas certamente esse fato se deve ao machismo dominante em nossa sociedade na época em que a citada escritora estava no auge de seu processo criativo.

Modificado e adaptado do site: http://guiadoestudante.abril.com.br/estude/literatura/materia_417372.shtml

A obra completa pode ser baixada no site

http://www.scribd.com/doc/6808195/Cecilia-Meireles-Romanceiro-Da-Inconfidencia-Rev

Abaixo, uma pequena amostra da beleza dos versos de Cecília Meireles:

Romance V ou da destruição de ouro podre

(...)Embaixo e em cima da terra,
O ouro um dia vai secar.
Toda vez que um justo grita,
um carrasco o vem calar.
Quem não presta, fica vivo:
quem é bom, mandam matar (...)
Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário