quinta-feira, 7 de abril de 2011

Fitness cerebral: sempre alerta e inteligente

Tudo o que faz bem para o coração faz bem também para o cérebro. Então eu, que estou prestes a completar meio século de vida, cuido bem de meu cérebro porque quero me tornar um velhinho esperto e saudável daqui a 20 ou 30 anos. Em primeiro lugar, eu não fumo e não bebo. O álcool é muito nocivo para o cérebro, e a explicação é simples: o cérebro é constituído por bilhões de neurônios interligados entre si; essas células possuem uma cobertura protetora constituída por lipídeos (gordura); o álcool, ao reagir quimicamente com a gordura, dissolve a mesma e deixa os neurônios sem proteção. Como consequência, milhões deles morrem após uma bebedeira.

Em segundo lugar, para funcionar bem, o cérebro necessita de nutrientes e oxigênio que são transportados para ele através do sangue; logo, melhorando a circulação sanguínea, estaremos favorecendo o bom funcionamento de nossos cérebros. Para melhorar a circulação, eu pratico caminhadas rápidas por cerca de uma hora, seis vezes por semana, no final da tarde ou no início da noite; ao fazer isso, estou matando dois coelhos com uma só cajadada: ao caminhar rapidamente, não só estou estimulando o recebimento de nutrientes pelo meu cérebro, como estou proporcionando a ele outro fator importantíssimo para o seu bom funcionamento: uma boa noite de sono, que é favorecida pelo exercício aeróbico feito no final da tarde ou no início da noite.

Eu estou sempre lendo, viajando e aprendendo coisas novas, para preservar as partes de meu cérebro que estão funcionando bem e para exercitar outras partes que não são tão exigidas. Por isso é tão importante criar e inovar: ao fazermos isso, estamos estimulando o desenvolvimento de regiões de nosso cérebro que normalmente usamos menos. Quando eu acabar de escrever essa postagem, eu pegarei o meu recém-comprado violão para praticar sozinho, com o auxílio de um método escrito. Como eu nunca toquei um instrumento musical, aprender violão ativará neurônios que estavam inativos no meu cérebro. Também estou sempre aperfeiçoando meu conhecimento das línguas estrangeiras que eu domino relativamente bem, como o inglês e o espanhol, bem como os de língua portuguesa. O fato de procurar manter meu blog constantemente atualizado é um bom treinamento do meu poder de síntese e também me proporciona um bom aprendizado, pois, muitas vezes, para escrever uma postagem, eu preciso estudar o assunto abordado pela mesma.

Outros métodos simples de treinar o cérebro que eu utilizo no meu cotidiano são, como eu já citei, estar sempre aprendendo algo novo e executando tarefas não usuais, como caminhar para trás e tentar tomar um banho completo totalmente no escuro, pois tentar encontrar o xampu, o sabonete e a toalha no escuro completo aprimora o sentido do tato, o que desenvolverá os neurônios da parte do cérebro responsável pelo mesmo. Outro método que eu utilizo para fazer ginástica ou “fitness”cerebral é treinar os cálculos mentais, pois fazer contas de cabeça sempre foi um de meus pontos fracos; esse exercício simples desenvolverá a parte do cérebro responsável pelos cálculos.

Outra boa forma de se treinar e aprimorar nossos cérebros é tentarmos aprimorar nossas memórias, tanto a memória imediata como a de longo prazo. Isso pode ser conseguido através de exercícios simples de memorização, como as técnicas associativas. Por exemplo, eu, que sempre fui um bom fisionomista, sempre tive dificuldade para recordar o nome de pessoas que eu acabo de conhecer. Então, sempre que sou apresentado para uma pessoa desconhecida, ao apertar sua mão, eu a encaro nos olhos – para guardar sua fisionomia – e associo seu nome a um algarismo. Ao encontrar novamente a pessoa, a lembrança do algarismo faz com que o nome dela venha imediatamente à minha mente. Esse é apenas um breve exemplo dos variados métodos para se treinar a memória, cujo bom funcionamento exige a interligação de várias partes do cérebro, as quais são treinadas por esses exercícios.

Como podemos ver, muito pode ser feito para aprimorar nossa capacidade cerebral, de forma relativamente simples. Finalizando, eu cuido do meu cérebro com uma combinação de alimentação adequada, exercício aeróbico e "fitness" cerebral, o qual consiste em praticar exercícios mentais variados, como os que eu citei neste breve texto.

27 comentários:

  1. Muito bom !!!!!!!!!!!!!!!
    Parabéns, espero por mais e mais.

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas
    Parabéns...

    ResponderExcluir
  3. Achei meu Mestre .Adorei seu artigo! encontrei em um post no yahoo respostas , acredita? Precisso de ajuda , pois trabalho com programação , informatica , e estou no meio da faculdade , a mente fica a 1.000kh , poderia me add no msn? alex_pleno@hotmail.com. Me ajuda aperfeiçoar meu cerebro e eu te ajudo na Web! Pois sou analista, pena que não posso colocar um processador e um hd no lugar de meu cerebro!

    ResponderExcluir
  4. Alex, há dias em que eu também gosteria de ter um processador de última geração no lugar do meu cérebro...mas não nos iludamos, nosso cérebro é mais complexo e poderoso do que qualquer máquina artificial.
    Obrigado pelos elogis e um abraço,
    Sérgio

    ResponderExcluir
  5. Gostei cara show de bola...
    Você tem um bom argumento.

    ResponderExcluir
  6. adorei...
    estava mesmo precisando dessas dicas!!

    ResponderExcluir
  7. até que enfim um blog útil e interessante, parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Adorei seu artigo, muito bom e barato, agora eu sou péssima fisionomista, guardo nomes e não lembro das pessoas e penso de demais em tudo que faço, gostaria de me concentrar sem me ligar em outors pensamentos... me dá uma dica!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Adorei o artigo, eu ultimamente estou esquecendo muito as coisas,e tenho apenas 26 anos sou muito boa de fisionomia mas custo a guardar o nome de algum lugar ou pessoa.
    Vou treinar mais meu cérebro.rs
    Obrigada!!

    Leticia Mendonça

    ResponderExcluir
  10. Ola achei o artivo totalmente util, tenho uma grande dificuldade de concentração e aprendizado de algumas coisas. Ja estava até pensand em tomar medicamentos mas vou seguir essas dicas, obrigada!!!

    ResponderExcluir
  11. obrigado pela dica esto precisando de ajuda por eta sofrendo de amnesia alcolica o alcoll esta fasendo eu perder tudo o q tenho de bom

    ResponderExcluir
  12. Excelente continue a fazer exercicios como estes e principalmente a compartlha-los.

    ResponderExcluir
  13. olá o Meu nome e Andre Eu moro em brasilia ,e adorei este cantinho Neurologico este seu blog e uma bela iniciativa adorei muito essa ideia de sua parte olhe fico grato por encontrar bons Blogs como esse..

    ResponderExcluir
  14. como o ser humano é fraco!!! voces seguem qualquer tipo de pessoa que propoe um argumento...isso que ele escreveu todo mundo escreve e o pior não tem nenhuma referencia cientifica. até Hitler fazia melhor. gente com voces vivem em constante procura de pessoas que mudem suas vidas e não percebem que a felicidade proficional depende da fé em si!!
    sigam isso a risca e me falem quando fincionar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem é você para falar de referência científica e querer julgar atitudes alheias escrevendo "proficional".

      Simplesmente lamentável

      Excluir
  15. a unica parte não muito recomendada é a de exercícios aeróbicos no final da tarde e inicio na noite, principalmente em cidades com grande poluição como em são paulo, exercícios nesse horário aumentam as chances de intoxicação, pois a poluição do dia inteiro está no ar, o mais recomendado é caminhada pela manha.
    fonte: toxicologia clínica farmacêutica

    ResponderExcluir
  16. Olá. Li seu comentário no Yahoo sobre os componentes do "Memoriol B6" serem facilmente encontrados numa alimentação equilibrada. Achei sua resposta incorreta e leviana. Explico: eu, no meu caso específico, estava com deficiência de vitaminas e tomar piracetam com Memoriol B6 teve um efeito fantástico como coadjuvante em minha recuperação de um grave estado de fadiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Memoriol B6 é fantastico! Por melhor que tenha sido minha alimentaçção, também estava com fádiga cerebral e melhorou bastante com o uso desse medicamento.

      Excluir
  17. Júnior, lamento, mas acho que vc não leu meu post. Se o tivesse feito, teria percebido que eu não fiz nenhuma menção ao citado "memoriol B6".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Sergio, Meu nome é Rodrigo e li todo seu post, eu curso engenharia mecânica em Uberaba e estou no 6 período. Queria que vc me orientasse com um método para não esquecer as coisas.
      Estou indo muito mal nos estudos e percebi que não estou gravando nada na memoria.
      Grato pela atenção.

      Excluir
  18. Além dessas dicas posso dizer que segredo para o armazenamento(a médio e longo prazo) de informações em mentes saudáveis está na repetição, alguns precisam mais outros menos. Se quer lembrar do assunto na hora da prova tem que ver, rever, e ver novamente antes dela, e para isso você precisa de tempo(vários dias)! No meu caso não adianta ficar 5, 6 horas ou mais por dia estudando, bastam-me 2h diárias. Com vários dias vendo a mesma coisa consigo armazenar por muito mais tempo, e mesmo que acabe esquecendo basta dar uma lida rápida que tudo volta num passe de mágica. Aqui vai outra dica: Se você quer realmente aprender algo tente de alguma forma se interessar por ele. Uma vez me passou pela cabeça a seguinte pergunta: Existe algo que você gosta muito porém não entende nada? Quando temos o domínio de alguma coisa passamos a gostar daquilo, e valorizá-lo, mesmo que antes não tivéssemos o mínimo interesse. Portanto não se considere incapaz de fazer algo antes mesmo de tentar de verdade buscando a maneira correta!

    ResponderExcluir
  19. Olá Sergio, parabéns pelo Blog. Muitas dicas úteis para todos aqueles que sabem tirar proveito de uma boa leitura.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite!
    Estou com dor de cabeça diária e estou esquecendo muito os nomes das coisas, o que poderia fazer?
    Liliane
    liliapsantos.antunes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Parabéns espero poder ler mais
    sobre seus ensinamentos !

    ResponderExcluir
  22. Quando lançar algo novo !
    meu email fernandob.silva88@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. Olá, aprendeu a tocar violão?

    ResponderExcluir