quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A aposentadoria de Ronaldo Fenômeno

Todo mundo que está acima do peso têm as mesmas queixas: preguiça, excesso de calor (principalmente  nesta fase do verão brasileiro, em geral, e carioca, em particular), dores no joelhos, etc. Isso fora as considerações de ordem estética e os apelidos indesejáveis: “rolha de poço”, “botijão de gás”, etc. e as múltiplas conseqüências nefastas para a saúde geral originadas da obesidade.

A princípio, a causa do excesso de peso é simples: comer mais calorias do que se consome. Numa pessoa saudável, essa é uma regra que funciona bem. Quem estiver acima do peso ideal e for a um nutrólogo ou nutricionista verá que, logo de início, ele tentará passar uma dieta alimentar (não confundir com dieta para emagrecer) que tentará equilibrar os dois fatores acima mencionados.

Se o nutrólogo for um bom profissional, ele vai pedir uma série de exames para ver se a pessoa tem alguma doença que possa estar causando o sobrepeso. Não é objetivo nem especialidade deste modesto blogueiro listar todas as disfunções que podem levar à obesidade. Isso pode ser descoberto facilmente digitando-se as palavras certas no Google.

Ronaldo disse que teve seu hipotireoidismo diagnosticado quando ele ainda jogava no Milan. Esta doença, que pode ter muitas causas e quase sempre é de origem genética, ocorre quando a glândula tireóide produz uma quantidade insuficiente do hormônio tireoidiano; isso diminui o metabolismo basal e, consequentemente, leva ao aumento de peso, que é um dos sintomas da doença.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM: http://www.endocrino.org.br/), o tratamento é feito com a ingestão diária da substância levotiroxina sódica, na quantidade prescrita pelo médico. Trata-se de uma reposição hormonal simples e barata, pois o medicamento custa em média R$ e seu uso por atletas não constitui dopping.

Na minha opinião, Ronaldo, que começou bem no Corinthians mas depois sofreu muitas lesões, resolveu parar não por causa do hipotireoidismo, mas porque, aos 34 anos, já acumulou um patrimônio considerável e ainda está no auge da carreira. Se algum leitor quiser comentar essa opinião, por favor sinta-se à vontade.

Seja lá qual foi o motivo real que motivou a aposentadoria um tanto precoce de Ronaldo (sim, porque 34 anos para um jogador de futebol, hoje em dia, não é uma idade muito “avançada”), ela me surpreendeu, porque dias atrás, quando houve o ataque da torcida ao ônibus que conduzia o time após uma derrota, Ronaldo havia escrito em seu Twitter algo como “não darei aos meus detratores o gostinho de minha aposentadoria precoce”, como escrevi aqui no Ciências e Poemas (http://cienciasepoemas.blogspot.com/2011/02/os-astros-do-corinthians-e-augusto-dos.html). Tomara que ele possa superar esse momento triste de sua vida e tocar a bola para frente, com o apoio de seus familiares, amigos e dos torcedores brasileiros que tanto vibramos com os gols fantásticos de Ronaldo Fenômeno.

    Sérgio Oreiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário