segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Quem está no comando, você ou o seu blog?

Se você, leitor, criou um blog recentemente, com certeza está entusiasmado e posta pelo menos uma vez por dia; saiba que os “experts” são unânimes em dizer que blogar é uma tarefa de longo prazo. É claro que há exceções, mas o número de visitas costuma ser baixo nos primeiros tempos e aumenta progressivamente, na medida em que seu blog for se destacando na blogosfera pelo conteúdo original e de valor que ele apresenta.

Uma pesquisa do Technorati, finalizada em 2007, informa que havia naquele ano 70 milhões de blogs e que 120 mil novos blogs eram criados a cada dia em todo o mundo. Uma pesquisa realizada no ano anterior (2006) detectou a criação de cerca de 100 mil blogs por dia, que receberam por volta de 55 mil postagens por hora. Não consegui encontrar rapidamente pesquisas mais atualizadas e, na escassez de tempo, vou ficando com essas, que são um tanto antigas porém significativas.

Ainda segundo o Technorati, apenas cerca de sete milhões dos 133 milhões de blogs indexados pelo sistema (isso em 2007) são atualizados regularmente. Ademais, apenas cerca de 100.000 blogs (menos de 10%) geram considerável número de visitas. A maioria dos blogs dura no máximo 30 dias, já que, como eu escrevi acima, no começo de suas criações, seus autores se dedicam ao máximo no blog e depois acabam abandonando o mesmo, porque o entusiasmo inicial e o elevado volume de postagens não atraem de imediato uma quantidade significativa de leitores.

Quando criamos um blog, nós o fazemos por vários motivos, da simples vontade de escrever ao desejo de ganhar dinheiro com o blog e, quem sabe, um dia tornar-se um blogueiro profissional. Seja como for, não faz muito sentido escrever algo que ninguém vai ler. É aí que mora o perigo. Caso você, leitor, tenha uma tendência à compulsão, você ficará tentado a consultar frequentemente as estatísticas de seu blog. Dependendo do grau de compulsão, esse hábito pode passar dos limites e prejudicar suas outras tarefas cotidianas. Isso sem falar naqueles dias em que acordamos totalmente sem inspiração para escrever. Nesses dias, um blogueiro compulsivo tanto pode produzir um post de baixa qualidade quanto se sentir tentado a plagiar material alheio, duas práticas que eu condeno com veemência.

Você, caro leitor, deve estar sempre no comando de seu blog. Aproveite os momentos em que a inspiração vem caudalosa e escreva não um, mas dois ou mais posts. Publique apenas o primeiro e guarde os demais para os dias em que a inspiração não vem. Quanto a checar as estatísticas de seu blog, penso que três ou quatro vezes por dia constituem uma freqüência aceitável. Mais do que isso já é compulsão. Escreva por prazer e não por obrigação. Se você realmente tiver talento, as visitas virão com o tempo. Seja paciente e encare seu blog como um hobby intelectual, que seja uma fonte de prazer e não de preocupação.

Agora que você sabe que, para ingressar no rol dos 10% dos blogueiros que recebem um grande número de visitas, você precisa de talento e persistência, que tal nos contar sua experiência e suas expectativas na blogosfera?

Sérgio

Um comentário:

  1. Olá,
    Não tenho blog. Mas, aprecio muito a coragem de partilhar sábiamente o que sabemos.
    Se soubesse escrever bem, gostava de partihar experiencias de vida. Pois no mundo inteiro, nota-se, cada vez mais a falta de compreênção entre uns e outros. Todos queremos ter razão, e de certa forma é verdade. A diferença existem, quando um quer ser melhor que o outro.

    Meu desabafo.


    Cumprimentos

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