sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Como vencer o cansaço matinal

Há muitas pessoas que têm dificuldades de despertar pela manhã. Elas regulam o despertador para determinado horário e este toca seguidamente, até que tais pessoas conseguem, literalmente, pular da cama. Esse problema pode ter múltiplas causas e muitas vezes a solução é mais simples do que parece.

Para aqueles que pensam, quando o despertador toca: “puxa, já chegou a hora? parece que eu acabei de me deitar!”, a resposta pode estar no biorritmo. Se é possível vencer a preguiça, levantar-se, tomar o café da manhã e fazer a higiene matinal, e ao longo desse tempo o mau humor e o cansaço vão desaparecendo, não há motivo para preocupações. Essa pessoa pode simplesmente não ser do tipo “matinal”.

Entretanto, se o mau humor é excessivo e o cansaço persiste ao longo da manhã e talvez do dia inteiro, então pode ser que seja necessário fazer alguns ajustes na rotina diária e até se consultar com um médico. Muitas doenças e disfunções diferentes podem causar esse tipo de sintoma, das mais brandas, como a carência de certas vitaminas e minerais, até as mais severas, como a tão temida depressão, doença que tem se tornado cada vez mais comum para os habitantes das grandes cidades e que tem seus sintomas agravados logo ao despertar.

Em primeiro lugar, reveja toda a sua rotina diária. É importante saber seu grau de stress no dia-a-dia, se você gosta ou não do seu trabalho, se você reserva tempo suficiente para um café da manhã nutritivo e reforçado com frutas, cereais integrais, leite e derivados, etc. O almoço também deve ser repleto de alimentos nutritivos e precisa ser transformado num instante de relaxamento. Procure ingerir muitas verduras de cor verde-escura, que são ricas em ferro, magnésio e vitaminas do complexo B, nutrientes necessários para que o corpo e a mente possam funcionar adequadamente. O melhor de tudo é substituir as três refeições tradicionais por seis refeições menores e espaçadas de três a quatro horas. Assim, o organismo terá um suprimento constante de “combustível” e com certeza você funcionará melhor. Na dúvida, consulte um nutricionista ou um nutrólogo, que é um médico especializado em nutrição.

Não cometa dois erros comuns, que é abusar do açúcar e do café. Um pedaço de doce ingerido entre as refeições causa um pico de insulina que cai rapidamente, intensificando a sensação de falta de energia. Já o café, segundo muitas pesquisas, em quantidades moderadas e que variam de pessoa para pessoa, pode estimular a mente e o metabolismo e, assim, ser um aliado no combate ao cansaço matinal e até do mau humor. Em excesso, o café provoca nervosismo, insônia, ansiedade, taquicardia e dificuldades de se concentrar em um só assunto. Além disso, o excesso de café dificulta a absorção de nutrientes importantes (como por exemplo o cálcio) e faz com que os mesmos sejam eliminados mais rapidamente pelo organismo.

Os exercícios físicos, principalmente os aeróbicos como caminhar rápido, correr, pedalar, etc, podem dar uma injeção de ânimo se feitos de manhã bem cedo, antes das aulas ou do trabalho. Talvez você esteja precisando de fitness. Caso você opte por realizá-los à tardinha ou à noitinha, no final do expediente, esteja certo de que eles lhe proporcionarão um sono de melhor qualidade e, consequentemente, um despertar mais agradável. Não se exercite pouco antes de ir para a cama, pois o efeito pode ser o inverso. Mas atenção: se você já é de meia idade ou mais velho e está sedentário há muito tempo, não saia correndo por aí sem uma avaliação física completa feita por clínicos gerais e cardiologistas.

Se você conseguir fazer com que esses dois importantes fatores, os exercícios físicos e a alimentação, funcionem a seu favor, muito provavelmente você despertará mais energizado e disposto a enfrentar sua rotina diária adequadamente. Caso você se alimente e se exercite bem e continue despertando cansado e de mau humor, eu o aconselho a procurar auxílio médico, para verificar se não tem alguma disfunção ou doença que possa estar causando o problema. Não tenha pressa, seja paciente no sentido fiel da palavra, ouça as opiniões de diferentes especialistas e siga seus conselhos. Verifique tudo, da ingestão de alimentos à eficiência do sono. Afinal, trata-se da sua qualidade de vida!

Sérgio Oreiro

3 comentários:

  1. Eu não sou do tipo matinal....mas não sou mau homorada ao acordar, só não gosto de conversar com ninguém, gosto de ir acordando quietinha na minha. Depois das 12hs .....falo muiiiiiiiiiiito, rsssss..........
    Um pensamento do Dalai Lama para os que irão ler esse comentário.
    ""Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde.
    E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer.. e morrem como se nunca tivessem vivido".
    Dalai Lama

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela dica.
    Gosto muito do seu blog, ele é muito atraente e de muito interesse.

    Obrigado a todos os que criam blogs tão informativos quanto o seu.

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir