Os internautas devem ficar atentos ao conteúdo de blogs, fóruns e outra páginas da web com aparência inocente e que propagam efeitos benéficos de alimentos, medicamentos, dietas e de muitos outros produtos. É que existe o chamado markerting viral. Não é marketing bacterial, é viral mesmo.
É aquela propaganda mais ou menos insidiosa que se faz através de mensagens, blogs e comentáriosem blogs. Ela usa redes sociais existentes tais como Twitter, Orkut e Facebook.
Um dos primeiros casos de marketing viral é o do Yahoo. Toda mensagem enviada a partir dos seus servidores vêm com a marca Yahoo! e cada pessoa que a recebe toma conhecimento da existência da empresa.
É aquela propaganda mais ou menos insidiosa que se faz através de mensagens, blogs e comentários
Um dos primeiros casos de marketing viral é o do Yahoo. Toda mensagem enviada a partir dos seus servidores vêm com a marca Yahoo! e cada pessoa que a recebe toma conhecimento da existência da empresa.
A diferença é que a frase contendo propaganda do Yahoo é reconhecida como tal, como propaganda, não havendo aí problema ético.
Entretanto, em muitos casos, profissionais são contratados para falar bem de determinado produto e ficam à espreita de fóruns e de blogs nos quais podem postar comentários favoráveis. Também podem criar blogs e fóruns e, sem se identificar como agentes de propaganda da empresa, escrevem comentários elogiosos a ela ou a seus produtos.
Nesses casos, espera-se que internautas passem os comentários adiante, que divulguem os URL e, se for o caso, que adicionem o chavão “tá na Internet”. Para muitos, se a informação estiver na Internet então ela deve ser tomada como verdadeira.
Entretanto, em muitos casos, profissionais são contratados para falar bem de determinado produto e ficam à espreita de fóruns e de blogs nos quais podem postar comentários favoráveis. Também podem criar blogs e fóruns e, sem se identificar como agentes de propaganda da empresa, escrevem comentários elogiosos a ela ou a seus produtos.
Nesses casos, espera-se que internautas passem os comentários adiante, que divulguem os URL e, se for o caso, que adicionem o chavão “tá na Internet”. Para muitos, se a informação estiver na Internet então ela deve ser tomada como verdadeira.
O mesmo acontecia quando informações eram divulgadas principalmente através de livros e jornais, período de predomínio da mídia impressa. Se saiu no jornal, então é verdadeiro. Se está impresso em livro, então é verdadeiro.
Mais tarde, vieram as emissões de rádio e de televisão e o atestado de verdade ou de autoridade fidedigna passou para essas emissoras. Se saiu na televisão, no Telejornal X, então a informação procede. É verdadeira.
Nada mais falso. Ontem e hoje.
Mas isso não significa pender para o lado oposto e tomar como falso e mentiroso tudo o que se encontra na Internet, tudo o que sai na TV e em outros meios de comunicação.
Como saber o que é falso ou verdadeiro?
Não há respostas fáceis para esta pergunta, mas a chave é usar a velha e boa leitura crítica. Usem o bom senso, analisem as informações recebidas, sua origem, o seu conteúdo. Confrontem com outras fontes, procurem identificar a possibilidade de ocorrência de distorções produzidas intencionalmente.
Mais tarde, vieram as emissões de rádio e de televisão e o atestado de verdade ou de autoridade fidedigna passou para essas emissoras. Se saiu na televisão, no Telejornal X, então a informação procede. É verdadeira.
Nada mais falso. Ontem e hoje.
Mas isso não significa pender para o lado oposto e tomar como falso e mentiroso tudo o que se encontra na Internet, tudo o que sai na TV e em outros meios de comunicação.
Como saber o que é falso ou verdadeiro?
Não há respostas fáceis para esta pergunta, mas a chave é usar a velha e boa leitura crítica. Usem o bom senso, analisem as informações recebidas, sua origem, o seu conteúdo. Confrontem com outras fontes, procurem identificar a possibilidade de ocorrência de distorções produzidas intencionalmente.
Sérgio Oreiro
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