quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Como recomecei na Blogsfera eliminando erros antigos

Tomei uma resolução definitiva: excluí meu blog antigo do blogspot –se é que pode ser chamado de antigo um blog criado em meados de novembro passado – e criei um novo. Meu blog antigo tinha cerca de 6000 acessos, estava todo “arrumadinho”, mas tinha muitos artigos que apresentavam conteúdo duplicado.

Aqui, eu faço uma mea culpa. Na ânsia de postar várias vezes por dia, eu muitas vezes cheguei a copiar artigos inteiros de sites (dando o devido crédito), sem estar atento, por inexperiência, à possibilidade de penalização por parte do Google pelo conteúdo duplicado. E vejam que eu não estava visando ter ganhos financeiros com meu blog!

Consultei alguns amigos advogados e o Código Penal e vi que nada do que publiquei poderia legalmente ser enquadrado como plágio. Cheguei inclusive a me comunicar com alguns dos sites dos quais eu reproduzi o conteúdo, e todos responderam que o material poderia ser reproduzido desde que citada a fonte. Ou seja, se nesse período tive alguma noite de insônia, não foi por causa disso. Mas o conteúdo duplicado estava me perturbando, mesmo porque eu li uma notícia no Ocioso que dizia que as 6 mil contratações do Google eram justamente para melhor combater essa prática e tornar a internet mais “limpa” – iniciativa com a qual concordo.

Não entendo nada de SEO. Aprendi um pouco frequentando os fóruns de ajuda do Blogger, cheguei a postar duas perguntas, que aliás não foram respondidas, e concluí que valia a pena mesmo era recomeçar com outro blog e outra conta do Gmail, já que não tenho aspirações de ter ganhos financeiros na internet. Mas aí eu descobri que o Blogger mantém o blog excluído disponível por 90 dias para casos de arrependimento. Ou seja, já meio tarde da noite, me bateu uma paranóia de que se eu republicasse no novo blog alguns dos meus artigos salvos pelo back up, o Google poderia acusar conteúdo duplicado. Com efeito, digitando trechos da postagem no buscador do referido site, aparecia o link do blog antigo com o trecho digitado; ao clicar nesse link, aparecia a mensagem de que o blog havia sido removido...mas o conteúdo estava lá, no Google!

Depois de gastar quase duas horas pesquisando no fórum de ajuda do Blogger, sem sucesso, resolvi restaurar o blog antigo, deletar manualmente uma a uma as minhas postagens, e depois excluir o blog novamente. Após fazer isso, não havia mais registro de postagens minhas neste blog, apenas as que eu havia publicado em sites divulgadores de conteúdo. Será que agora poderei prosseguir com meu novo blog em paz, publicando somente conteúdo original? Eu apreciaria se alguns dos leitores desta postagem fizessem algum comentário relatando situações parecidas.

Sérgio

Nenhum comentário:

Postar um comentário