domingo, 27 de março de 2011

Como diferenciar depressão e tristeza

A depressão é uma doença séria que tanto pode ir se desenvolvendo aos poucos como pode ter um início brusco (como uma situação de luto por perda de um ente querido, por exemplo). No primeiro caso, os sintomas iniciais são um desejo crescente de isolamento social, perda ou aumento repentino do apetite, diminuição da libido, sensibilidade exagerada (a pessoa chora à toa), perda de interesse em atividades que antes costumavam ser prezeirosas, etc. Como muitos desses sintomas são comuns a fases de melancolia e tristeza às quais quase todos nós estamos sujeitos pelo menos uma vez na vida, só um psicólogo ou psiquiatra experiente pode fazer o diagnóstico da depressão na fase inicial da doença.

A depressão muitas vezes está associada com outras doenças, como ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo, etc (isso se chama comorbidade), mas pode ocorrer isoladamente. Todos esses distúrbios quase sempre têm base genética, e é importante que o paciente informe ao médico se tem casos de depressão na família.

A depressão que se segue a um evento traumático como a perda de um ente querido é, de certa forma, normal e se chama "depressão reativa" ou luto. Obviamente, ela requer tratamento para aliviar o sofrimento quando este é tão intenso que prejudica a vida social e profissional do paciente, mas só poderá ser caracterizada como depressão propriamente dita se continuar muito forte por mais de seis meses a um ano.

Em casos de suspeita de depressão, como já foi enfatizado, o paciente deve procurar o auxílio de um psiquiatra que seja treinado também em psicanálise, pois o tratamento da depressão envolve o uso de medicação apropriada e psicoterapia. Ou então a pessoa pode ir ao psiquiatra para avaliar a necessidade do uso de medicação e fazer a psicoterapia com um bom psicólogo. Embora os antidepressivos modernos sejam eficientes e apresentem um perfil de efeitos colaterais mais brando que o dos antidepressivos tricíclicos amplamente usados no passado, seu uso deve ser estritamente controlado pelo psiquiatra, por dois motivos: (1) eles demoram 3 a 4 semanas para começar a fazer efeito e (2) o medicamento inicialmente prescrito pode não fazer efeito para o paciente, sendo necessária a troca e um novo período de espera.

Para finalizar, eu volto a enfatizar, por ser muito importante, que quase todos nós passamos por períodos melancólicos em que sintomas parecidos com os de início de depressão se manifestam; a distinção, que deve ser feita por psiquiatras e/ou psicólogos, levará em conta o grau de seriedade desses sintomas e o tempo que a pessoa os vem manifestando. Ir a um psiquiatra não deve causar nenhuma vergonha, pois ao contrário de uma crença que ainda resiste em pleno século XXI, eles não são só "médicos de louco". Antes de terminar esse breve texto, um conselho importante: evitem a hipocondria e a automedicação!

31 comentários:

  1. me ajudem por favor tenho depressao a 2 anos e ninguem liga pra isso dixzem que e frescura fui uma vez ao psiquiatrio ele conversou cm minha irma tdo mandou eu vou em dois em dois meses mais ela nao kis saber de me levar mais eu to sofrendo muito me add no msn lize@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lize? Li seu depoimento e senti a mesma dor que vc está sentindo em virtude de ter o mesmo problema que voce. Tenho deprê ha quase 2 anos, tomo medicamentos e eles tb não estão resolvendo. Add vc no meu msn que é: osenhordosaneis11@hotmail.com. Se quiser conversar aceite me convite. Grande beijo.

      Excluir
  2. Adorei ler esse seu artigo.
    Trato de pânico e depressão (bipolar) faz mais de 2anos e estou cansada de gente que não faz idéia do que é essa doença ficar dizendo que já teve depressão e superou rapidinho... etc.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Muito bem explicado,concordo com a sua postagem.

    Bem haja, e seus conhecimentos tornem pessoas mais felizes.

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  4. NESSE MUNDO MALUCO SO TEMUMA SAIDA--JESUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O maior sentimento de fuga é a busca por religião, afinal muitos a buscam com medo de julgamento, medo to tal APOCALIPSE. Nessa questão o religioso tenta se sentir querido e imune ao julgamento do SENHOR.
      Como demonstram pesquisas mais de 70% de religiosos regulares são ex-detentos, ex-drogados e ex-prostitutas.

      Excluir
    2. Verdade a maioria das pessoas que dizer ser filhas de "Deus" São pessoas bastante perigosas .Sou OBRIGADA a ser cristã por causas dos paises nn sei se "Deus" Realmente existe acho tólice a religião .Porq se "Deus" Realmente existe porq ele nn nós ajudar a super a fome e as doeças ??? Se ele realmente existe ele podia ter uma solução para tudo isso ....

      Excluir
    3. Deus deu livre arbítrio pra o ser humano tomar suas decisões. Cada atitude tem uma conseqüência. Infelizmente nossos liderlí polipolít não tem sabedoria e empatia pra governar o pais E por isso há tanta fome e desemprego do mundo, resultado da globalização. E sobre as doenças, o ser humano vem destruindo a natureza, nossa camada de ozônio, e o ser humano tem cada vez mais se alimentado de maneira ruim, comendo todo tipo de agrotóxicos e gorduras, dai surge vários tipos de doenças. Deus não pode simplesmente chegar e realizar nossos desejos só por que a gente quer, assim seria fácil demais, ele só existiria pra satisfazer nossos desejos. Deus tem uma promessa e se o ser humano buscasse conhecer a respeito não falaria tanta merda. Não culpe Deus pela atitude do homem. E você tem sorte dos seus pais,serem religiosos. Você deveria valorizar isso. Deus promete acabar com todos os problemas, primeiro precisamos ter um relacionamento verdadeiro com ele.

      Excluir
    4. E sobre pessoas religiosas, todos nós temos problemas, não julguem uma pessoa pelo passado dela, já pensou se a gente paracé agora e começasse a falar dos seus defeitos do passado? Não julgue o pecado do outro por que é diferente do seu.

      Excluir
  5. há muito tempo tomo lorazepam ea pouco tempo comecei a tomar Zargus, no inicio foi ótima até voei de asa delta uma maravilha, voltei aser aquela pessoa alegre brincalhona...mais tudo que é bom dura pouco, comecei a ficar anciosa de dar medo, por minha conta fui deixando o medicamento o Zargus e só estou tomando o lorazepam que me acalma e me deixa deprimido e só penso na morte...que minha vida não tem mais sentido e bla blablasem me isolei de todos tenho medo de tudo minha vida está uma merda

    ResponderExcluir
  6. Realmente, muitos acham que depre é coisa de quem nao reage. Mas só quem tem sabe, quanto é dolorido de fazer coisas simples como andar, comer, tomar banho. E o pior de tudo´, as pessoas se afastam. Dificilmente alguém vem e te anima, levanta o astral. Tenho buscado na Fé em Jesus. Mas ainda to numa fase dificil. Filhos dependem de mim, e tenho me arrastado, ás vezes vegetar mesmo. Que coisa. Espero no Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é bem assim que mim sinto uma solidao tao grande que nao tenho vontade de nada...tento agir mas ...mim sinto bem num instante e num outro aparece algo q mim deixa mas pra baixo ja se passou varias coisas em minha cabeça ...nada é facil ...devo te animar pqvc ainda ta tento fe

      Excluir
    2. Procure uma igreja maranata! Deus curara vc!

      Excluir
    3. SEMPRE TIVE UMA REPULSA EM QUESTÃO DE PSIQUIATRIA E TD ... MAS ULTIMAMENTE TENHO TIDO TAIS SINTOMAS ... ESTOU MARCANDO UMA CONSULTA PRA SEMANA Q VEM , NO FIM DO ANO PENSEI EM SUICIDIO ... ALGO Q JAMAIS PENSARIA . TENTO ME MANTER SOCIAVEL MAS ESTA CADA VEZ MAIS DIFICIL ... E FICOU MAIS FORTE DEPOIS Q COMECEI A EMAGRECER ... SEM REMEDIOS ... PODERIAMOS FAZER UM GRUPO NO WHATSAPP PRA PODERMOS CONVERSAR SOBRE ISSO ... TALVEZ SE CONVERSAMOS COM ALGUEM FORA DO NOSSO CONVIVIO FICARIAMOS MAIS ALIVIADOS ... CASO ALGUEM TENHA INTERESSE .. (62) 9 9398-0681

      Excluir
  7. tambem estou em uma fase que sinto que ta tudo errado, meu casamento ta ruim, eu to envelhecendo ,medo não sei do que... a ansiedade faz meu coraçao pulsar no meu pescoço...to confusa nervosa...sem rumo

    ResponderExcluir
  8. Sei o quanto é difícil ouvir as pessoas falarem que é frescura, que preciso reagir, mas como? Trato minha depressão desde 21/08/2001 e agora estou afastada 15 dias do meu trabalho. To confusa, com medo, pois além de todos os sintomas que a depressão dá estou tendo crises com medo de perder meu emprego... não sei o que fazer da vida! As vezes a vontade é sumir... Seria uma solução?

    ResponderExcluir
  9. Muitos pensam que é um problema simples, mais se você tomar os remédios indicados pelo psiquiatra e ter fé em DEUS que essa doença vai sumir da sua vida de vez, com toda a certeza do mundo digo a vocês amigos. Não existe melhor remédio do que ter fé em DEUS e si próprio (a). Trago está mensagem a todos.

    ResponderExcluir
  10. Senhores
    E bom ler comentarios, mas hoje NATAL e EU aqui sem prespectivas, deprimido,sem iniciativa, parece que nao vale a pena viver, estou a tomar medicamentos a 16 dias e sem melhoras, só quero ficar sozinho no quarto, felismente tenho o carinho dos filhos netos,esposa e nora, mas é foda amigos, estou a tomar paroxetina, será que DEUS terá compaixao de MIM?
    Abraços a todos os colegas do clubDEPRE, vamos esperar pela vontade de DEUS.
    TEnho esta doença de dois em dois anos, ela aparece, vem de uma forma tão forte que me derruba mesmo e eu mesmo experiente nao sei como dar resposta a esta situação.
    um FELIZ NATAL
    Valtyn

    ResponderExcluir
  11. oi meu nome é josy e eu não aguento mais esse tormento já dua mais de dura mais de um ano! por isso quero um conselho!Estou pensando seriamente fazer uma coisa pra acadar com esse tormento........mais não sei se eu faço..me ajudem!

    ResponderExcluir
  12. ola galera da depressão meu nome é cristiane e eu vim aqui me juntar a vcs mas li os depoimentos e desistir vamos levantar a cabeça chutar a bola pra frente evitando ficar sozinhos tentem estar sempre com amigos que mais gostem pra quem puder pois no meu caso a amiga que mais gosto e adoro mora a 6 anos em londres. me sinto triste fraca sempre que posso converso com ela pela a internete mas não é sempre que ela esta online mesmo assim tento não ficar so e nem pensar em coisas ruins ou ate mesmo lembranças que me deixem triste.por isso peço a todos vcs nunca desistão pois a vida é linda apenas damos valor as coisas bobas espero ter ajudado alguem....grande abraço a todos.xau xau.............

    ResponderExcluir
  13. adeus pra todo mundo fiquem c deus pra mim ja chega de sofrer agora só vejo uma saida q é o fim de minha vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não faça nenhuma besteira! sempre há uma luz no fim do túnel!a nossa esperança não esta morta,ela ressucitou! é JESUS,ELE venceu ,e nós tbm venceremos,ELE não veio ao mundo para representar um teatro,é tudo real,ELE é real.ELE disse: no mundo tereis afliçoes mas tende bom animo eu venci o mundo.

      Excluir
  14. A Cristiane tem razão, não podemos desistir, temos que viver a vida, pois ela é bela, e não podemos ficar doentes pra sempre, lembre-se não há mal que dure! Vamos ficar com as pessoas que nós amam e querem nosso bem, isso é lindo e faz bem, não vamos nos entregar a isso. Nós não nascemos com isso e não vamos morrer com isso. Amo à todos vcs!

    ResponderExcluir
  15. Sim!Nós temos um Criador que nos ama e que aguarda nossa resposta de amor...Seu Filho,JESUS CRISTO,veio ao mundo e sofreu,morreu na cruz,mas...ressuscitou!...Vamos enfrentar esse sofrimento com esperança no Amor e no Poder de DEUS!ELE ilumina os cientistas permitindo que eles descubram os medicamentos;os médicos para que nos receitem a medicação correta.Vamos confiar...vamos ressuscitar nossa fé,nossa saúde...Não entrem em desespero!Aguardem,entreguem a JESUS essa dor e se não for o momento de nossa cura,ELE nos ajudará a conduzir esse peso até quando for nescessário e nos aliviará.AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  16. venho sofrenddo depressão ja faz 15 dias,ta dificil p mim, só quero chorar, panico de ir trabalhar, hoje mesmo faltei ao trabalho, me sinto ruim la, sempre antes de trabalho ligo para os meus pais para eles me darem força pra aguentar, as 11 na hora do almoço ligo pra minha esposa e fico falando ate acabar a minha hora, mal me alimento, não consigo comer toda a comida, e nesse intervalo as vezes choro no trabalho, uma tristeza que parece não ter fim, sentimento de perda. ( motivo, tenho um filho de 6 meses, e quando ele estava com 2 meses, fiz um acordo na empresa p me mandarem embora, e então fiquei com minha esposa e meu filho 4 meses intenso de muita alegria muito amor, minha esposa não trabalha tbm, e ha 15 dias comecei a trabalhar, e ja no primeiro dia fiquei desesperado e triste, e mesmo em casa fico triste deprimido, isso tudo mecheu com o meu sentimento) espero melhor o mais rapido possivel, eu sou o homem da casa, o alicerce, não posso fracassar, tenho minha esposa, meu filho que amo tanto e que precisa de mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estou passando por isso também, mas não desisto, quando penso em desistir de tudo respiro fundo e enfrento todas minhas responsabilidades pois também sou o alicerce da casa, tenho esposa e duas filhas no qual dependem de mim, vamos ter Fé pensamento positivo, e mesmo sem vontade, medo, dor, fraqueza, sem vontade de nada, triste, vamos bater de frente e insistir em vencer! Pois uma coisa é certa somos filhos de Deus e nenhum Pai gosta de ver seu filho sofrer, então vamos lutar para vencer com certeza venceremos basta querer e sempre que vier pensamentos negativos, Oremos e agradecemos a Deus por mais um Dia de vida, vamos refletir um pouco...não estamos internados, temos um teto para morar, alimento para hoje, filhos saudáveis, esposa então vamos a luta e pensar e viver o hoje e agradecer sempre agradecer, neste momento estou também lutando para sair da depressão e sei que vou conseguir, a todos que sofrem desta...que Deus os abençoe e que todo dia possamos falar assim " Hoje estou melhor do que ontem "

      Excluir
  17. Gente leia o salmo 91 com muita fé ,distraia o máximo que poder.saiba que vocês vão se curar,quando passamos por isso parece difícil,mais depois vocês vão se lembrar de tudo e vão dizer:como deixei isso tomar conta de mim.Esperem pra ver.fiquem na paz de Deus .

    ResponderExcluir
  18. Como é difícil esta doença, tenho passado por muitos momentos de tristeza, as vezes não tenho nem forças para querer viver. Meu estado de tristeza é tão grande que não consigo ter reação. Estou num buraco fundo e negro. Não sei como sair. Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
  19. Venho me tratando ha dois anos com medicação, eu estava bem tranquilo desde setembro de 2013, agora em abril tive uma recaída de uma hora pra outra, voltei ao psiquiatra, que ha poucos dias queria diminuir minha medicação e acabou tenho que aumentar. O maior problema é que a minha namorada não entende de jeito nenhum, acaba jogando a culpa na minha cara, como se eu estivesse desanimado e não querendo ver ela, dizendo que não me importo, quase todo dia tem um surto desses, ta complicado, ta atrapalhando meu emprego, convívio social e tudo mais.

    ResponderExcluir
  20. nao tenho depressao ,mas qdo perdi meu pai perdi a vontade de fazer ao que mas amava que era artesanato,ja faz 3 anos e ainda nao voltei a afazer,mas queria dizer uma coisa a vcs pense se vcs estivessem com um cancer terminal com dores horriveis e sem cura ,vcs iam querer lutar ,viver para continuar ao lado das pessoas que vcs amam,pensam bem nisto,jesus ama vcs.

    ResponderExcluir
  21. Sabe as vezes cansa, você tem que seguir o padrão da sociedade se não você é um derrotado, ninguém te entende seu animo vai embora e a minha bipolaridade aumenta a cada dia, eu não aguento mais.

    ResponderExcluir