sexta-feira, 18 de março de 2011

Nós, mamíferos adultos, devemos ou não beber leite?

Há alguns anos atrás, eu assisti na televisão a uma longa palestra com um médico nutrólogo, muito tranqüilo e articulado. O que na ocasião me despertou interesse, e por essa razão permaneceu em minha memória, foi que o referido médico desaconselhava enfaticamente que nós, adultos, bebêssemos leite. Segundo ele, leite é alimento para mamíferos bebês; ele também disse que, caso haja desejo ou necessidade de consumir leite, quanto mais processado e fermentado o leite for, melhor, pois menor será seu teor de lactose e haverá uma pré-digestão, ainda que incipiente, das proteínas do leite; consequentemente, menor será a possibilidade de reações alérgicas. Lembro-me de que ele associou o consumo de leite à produção excessiva de muco pelo organismo, principalmente nos aparelhos digestivo e respiratório.

Atualmente é muito mais fácil encontrar na internet sites que aconselham o consumo de leite do que o contrário. Quem fizer uma rápida busca na WEB constatará isso facilmente.

Ontem à noite, eu, que nunca fumei, mas que sempre bebi bastante leite no café da manhã, estava pigarreando muito e lembrei-me da entrevista do tal médico falando do acúmulo de muco, que causa o pigarro. Resolvi entrar na internet e pesquisar o assunto. Achei um site muito interessante, o http://www.vegetarianismo.com.br/sitio/index.php?option=com_content&task=view&id=380&Itemid=34
Neste site, o autor menciona que o argumento largamente difundido de que o cálcio do leite ajuda a prevenir a osteoporose é falso; com efeito, em http://www.medicinacomplementar.com.br/bibliotecadenutrientes.asp , li que em uma xícara de 240 ml de leite há, segundo a USDA (Departamento de Agricultura dos EUA), 291 mg de cálcio e somente 33 mg de magnésio. Ora, 60% do magnésio existente em nosso corpo estão nos ossos. Segundo o site, o magnésio é indispensável à fixação de cálcio nos ossos, podendo a sua deficiência causar ou agravar quadros de osteoporose no adulto e dificultar a calcificação correta dos ossos na infância e adolescência. Ou seja, segundo o autor, não adianta o leite ser rico em cálcio se ele é pobre em magnésio. O leite de vaca tem três vezes mais cálcio que o leite humano. Não importa; nenhum dos dois é muito útil para os adultos, porque para ser absorvido e utilizado é necessário haver quantidade igual de magnésio (como existe nas folhas verdes que as vacas comem para conseguir todo o cálcio de que precisam para seus ossos enormes). O leite só tem magnésio suficiente para que se absorvam cerca de 11% do cálcio (33 mg por xícara de 240 ml).

Por comparação, segundo o site http://www.ivu.org/portuguese/trans/tva-diaryfree.html , o índice de absorção de cálcio de vegetais de folhas verde-escuras como brócolis, couve-de-Bruxelas, repolho verde, couve-chinesa, couve, couve-nabiça, etc. é de 50-70%.

Decidi ampliar minha pesquisa para outras fontes de informação. Estudei o conteúdo de cálcio e magnésio em verduras de cor verde-escura, pois elas contém mais clorofila, a qual por sua vez é rica em magnésio, o qual proporciona, como vimos, uma melhor absorção de cálcio. No site da Unicamp (http://www.unicamp.br/nepa/taco/contar/taco_versao2.pdf) descobri que 100 g de verduras como a salsa crua têm 179 mg de cálcio e 198 mg de magnésio, e o espinafre refogado contém 133 mg de cálcio e 123 mg de magnésio, para ficar apenas com dois exemplos. Ou seja, tais alimentos têm um equilíbrio entre os teores de cálcio e magnésio muito maior do que o existente no leite de vaca.

Dois outros fatores que prejudicam muito a absorção do cálcio pelos ossos, e portanto constituem fatores de risco para a osteoporose, são as ingestões excessivas de sódio e de proteínas de origem animal. Com efeito, segundo informações do site http://bbel.uol.com.br/qualidade-de-vida/post/influencia-da-nutricao-e-atividade-fisica-na-prevencao-da-osteoporose.aspx , cada grama de sódio ingerida (comumente sob a forma de cloreto de sódio ou sal de cozinha) faz com que entre 20 e 40 mg do cálcio sejam eliminadas na urina. No que tange às proteínas de origem animal o caso é mais sério: a proteína animal (carne, galinha, peixe e ovos) também provoca a excreção de cálcio pela urina (http://reformadesaude.blogspot.com/2010/07/proteina-vegetal-x-proteina-animal.html) . A pessoa que segue uma dieta que não inclui proteína animal pode ter necessidade menor de cálcio. Por exemplo, um vegetariano estrito que consuma uma dieta pobre em proteína e sódio pode precisar apenas de 500mg de cálcio por dia. Quem consome uma dieta rica em proteína e sódio pode precisar até de 2000 mg de cálcio por dia. Para maior aproveitamento do cálcio da dieta, recomenda-se não ingerir mais de uma fonte de proteínas animais por refeição.

As necessidades diárias de cálcio variam de acordo com a idade e o sexo do indivíduo. Segundo o site http://ods.od.nih.gov/factsheets/calcium/, elas podem ser assim resumidas (em mg/dia): 0 a 6 meses, 210; 7 a 12 meses, 270; 1 a 3 anos, 500; 4 a 8 anos, 800; 9 a 13 anos, 1300; 14 a 18 anos, 1300; 19 a 50 anos, 1000; 51+ anos 1200. Mulheres após a menopausa podem necessitar até 1500 mg por dia.

Outro grande inimigo do aproveitamento do cálcio pelo organismo é o consumo excessivo de café, nicotina e álcool. Tais substâncias, além de inibirem a absorção do cálcio dos alimentos, ainda aumentam a excreção deste mineral pela urina e fezes (http://www.bancodesaude.com.br/osteoporose/causas-osteoporose ).

Dentre as referências que pesquisei, uma me chamou a atenção: Karjalainen et al. (1992). Nesse estudo, os autores constataram que na Finlândia ocorre a maior taxa mundial de consumo de leite e seus derivados e também a maior taxa mundial de diabetes insulino-dependente . A doença atinge cerca de 40 em cada 1.000 crianças, comparado com uma taxa de 6 a 8 por 1000 crianças nos EUA. Segundo os pesquisadores, anticorpos produzidos contra a proteína do leite do leite de vaca, durante o primeiro ano de vida, atacam e destroem células do pâncreas em uma reação chamada auto-imune, produzindo o diabetes em pessoas cuja constituição genética as deixa vulneráveis. Ora, em meu último exame médico anual de rotina, minha taxa de glicose no sangue, que nunca havia passado de 100 mg/dL, ficou em 104 mg/dL. Meses antes do exame, eu havia aumentado a porcentagem de laticínios na minha dieta. Terá sido mera coincidência?

Assim procedendo, tomei minha decisão: só irei consumir derivados do leite em pequenas quantidades e comerei mais legumes, verduras, cereais integrais, soja e seus derivados e peixes de água fria, pois estou convencido de que isso será melhor para minha saúde. Não aconselho ninguém a fazer o mesmo sem antes pesquisar o tema e ouvir conselhos de médicos nutrólogos e de nutricionistas!

17 comentários:

  1. Se foi vc mesmo quem escreveu o texto, está de parabens, sensacional o texto. A informação sobre a proteina de origem animal eliminar o calcio eu n sabia.

    ResponderExcluir
  2. o problema eh que precisamos de muitas proteinas e as melhores proteinas sao as de origem animal, mesmo perdendo muito calcio pra proteinas ainda restaria o suficiente pra ser fixado, mas os legumes, verduras, cereais integrais, soja e seus derivados e peixes, sempre sao bemvindos tb

    ResponderExcluir
  3. ...pra completar a maior vantagem dos vegetais em relaçao a fonte de calco ao meu ver seria a auxencia de gorduras prejudiciais como existe em alguns leites

    ResponderExcluir
  4. Eu não costumo comentar em blogs simplesmente para parabenizar pelo post, mas nesse caso acho que não me resta outra alternativa.

    COntinue assim!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom velho!
    Parabéns pela pesquisa!!
    Quanto a proteína animal , essa pode ser substituida numa dieta vegetariana , a diferença está nos quantidade e nos tipos de alimentos ingeridos.A quantidade é maior e os tipos devem ser equilibrados para que não haja interferência na absorção de determinados nutrientes!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Prezados, obrigado pelos comentários elogiosos. Mas não se esqueçam de pesquisar bastante e de consultar nutricionistas ou médicos nutrólogos antes de fazer qualquer modificação radical em suas dietas!
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  7. Você fez um belo post, mas tem uma informação que o primeiro site que você citou não informa: não adianta ter uma grande quantidade de magnésio no sangue, se não tiver cálcio para fixar no sangue. E como foi dito implicitamente: o leite é uma importante fonte de cálcio, e não de magnésio...

    ResponderExcluir
  8. Obrigado, anônimo. Daí vem a importância das hortaliças de cor verde escura, que são boas fontes tanto de cálcio quanto de magnésio, principalmente se acompanhadas por um suco de frutas cítricas para melhorar a absorção de ambos os minerais.

    ResponderExcluir
  9. muito interessante este estudo!

    ResponderExcluir
  10. Ótimo post!
    Preciso compartilhar minha experiência.
    Adoro leite e tomava pelo menos meio litro por dia por toda a minha vida.
    Apos completar 60 anos comecei ter problemas respiratórios, tosse, pigarro, febres sem explicações e constante infecçoes respiratórias, inclusive pneumonias (q nunca tive).
    Depois de 4 longos anos sofrendo, tomando anti-inflamatórios e antibióticos, encontrei um médico q me aconselhou a parar de tomar leite. Um mês depois, todos os meus problemas respiratórios acabaram.
    Com certeza existe uma relação do leite com a produção de muco pelo organismo.
    Sinto muita falta de tomar leite, mas nada melhor do q poder conversar sem ficar tossindo a cada palava.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo das 18:15, muito obrigado. Anônimo das 23:42, realmente, o pigarro, quando forte - como era o meu caso e o seu, pelo que você relatou - é muito desagradável para o convívio social. No seu caso, parabéns por ter procurado um médico competente que lhe deu o conselho certo. Eu, que como relatei na postagem nunca fumei mas desde a adolescência lutava contra um forte pigarro, fiquei curado após parar de tomar leite. Hoje em dia, só um pequeno iogurte natural ou um pedaço de ricota de vez em quando.
    Abraços a todos e obrigado pelos comentários,
    Sérgio

    ResponderExcluir
  12. Obrigado pela pesquisa, eu já tinha conhecimento do que vc falou mais nao tao completo assim.
    Eu tenho o vicio do cafe matinal e vespertino . Alguns anos atras eu troquei o cafe por suco de cenoura com laranja ou limao, comecei a perceber que eu me sentia muito melhor durante o dia com mais disposicao e bem estar. Estou tentando trocar novamento o cafe por suco.
    sandra

    ResponderExcluir
  13. Meu caro amigo Sergio tudo bem? Que site formidavel voce criou! Alias como tudo que vc sempre faz ne?
    Recentemente tambem tenho estudado sobre a absorcao de Magnesio e Calcio. O Mg nao e facilmente absorvido pelo corpo humano e nao tenho certeza qual e a melhor forma de absorcao. Vc pode me dar uma ideia? Estou tomando cloreto de Mg em capsulas de 500mg, mas existe uma larga variedade de outras formas, nao sei qual a melhor. Vc tem alguma ideia? Um beijo grande, Angelina

    ResponderExcluir
  14. Ótima pesquisa! Muito esclarecedora! Muitíssimo obrigada, Sérgio!

    ResponderExcluir
  15. Excelente pesquisa e texto, só corrija o início tirando o "Há", comece com "Alguns anos atrás..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Começar com "ha" esta correcto! Significa que existem alguns anos atrás onde...

      Excelente post! Obrigada

      Excluir
  16. ESTOU INTERESSADA NO ASSUNTO PORQUE USO BASTANTE LEITE NA MINHA ALIMENTAÇÃO. A PARTIR DESTAS BUSCAS, TENHO APRENDIDO A DIMINUAIR ESTE CONSUMO.

    ResponderExcluir