segunda-feira, 28 de março de 2011

Causa e prevenção do câncer do colo do útero

O câncer do colo do útero está intimamente relacionado a um vírus chamado "papiloma vírus humano" ou HPV, que prolifera nos órgãos genitais como a vulva, a vagina, o colo do útero e também no pênis. Existem na natureza cerca de 80 tipos de HPV, sendo que alguns deles são inofensivos e causam as verrugas comuns. A transmissão desse vírus é feita através das relações sexuais e, como tal, o uso da camisinha é um ótimo meio para prevenir a infecção.

Embora a maioria dos homens infectados sejam portadores saudáveis do vírus, alguns desenvolvem verrugas no pênis, que podem ter a superfície lisa ou rugosa. Igualmente, a maioria das mulheres infectadas não apresenta nenhum sintoma; estes, quando estão presentes, consistem em prurido nos órgão genitais, dores durante a relação sexual e corrimentos.

Para prevenir essa doença, é essencial limitar o número de parceiros, usar preservativo e fazer exames preventivos com um ginecologista. Caso a mulher tenha um parceiro fixo, este deve procurar um médico para saber se está ou não infectado. O diagnóstico é feito através de exames preventivos como o papanicolao, a colposcopia, a biópsia (retirada de um pedacinho de tecido para análise) e a captura híbrida, um exame mais moderno que é o único capaz de diagnosticar a presença do vírus com 100% de certeza.

Atualmente existem várias formas de tratamento da infecção pelo HPV, como a criocirurgia (a qual utiliza um instrumento que congela e destrói os tecidos afetados), a aplicação de raios laser para igualmente destruir as lesões, a cirurgia de alta frequência, que também remove os tecidos afetados e a ingestão de medicamentos que fortalecem o sistema imunológico.

A ciência moderna proporcionou dois avanços na cura e prevenção dessa infecção: (1) na maioria dos casos, a lesão é curada e o vírus é erradicado do organismo e (2) já existem duas vacinas que podem prevenir a maior parte das infecções por esse vírus: a Vacina Quadrivalente, a qual protege contra quatro tipos do vírus HPV – os de número 6, 11, 16 e 18 –, que são responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo de útero e por 90% das verrugas genitais; ela é indicada em mulheres entre 9 e 26 anos de idade. Um outro tipo de vacina protege contra os vírus 16 e 18. A idade recomendada para a vacinação é a mesma indicada para a primeira vacina citada. Em casos de dúvidas, as mulheres devem se manter sempre bem informadas consultando seus ginecologistas, evitando a automedicação e fazendo os exames preventivos com uma certa periodicidade.

Por fim, é importante mencionar que a presente postagem tem apenas caráter informativo e não pretende substituir a indispensável consulta médica.

Site para informações adicionais: http://www.gineco.com.br/hpv/hpv-cancer-colo-uterino.html

8 comentários:

  1. legal,sua forma de ajudar as pessoas,a ficarem +ciêntes das doenças,pois os médicos,ñ entra muito em detalhes...bjuss

    ResponderExcluir
  2. Olá, tenho NIC 1, e estou muito preocupada,se eu curar esse "ferimento" digamos assim, o vírus do HPV curará também? Ou ainda existirão vestígios em meu organismo? Se não, há chance do vírus voltar?

    ResponderExcluir
  3. coisasdemulheres, este blog tem caráter apenas informativo,de modo que essa sua dúvida deve ser tirada por um ginecologista competente. Agradeço a leitura e aproveito para expressar meu sincero desejo de melhoras,
    Sérgio

    ResponderExcluir
  4. fiz um exame de captura hibrida e deu h.p.v.16 , fiz conização e te pergunto sou casda há 7 anos ,meu marido fez peniscopia e não deu nada mas se ele fizesse captura hibrida sairia positivo?

    ResponderExcluir
  5. estou com imas manchas vermelhas na vagina, durante a noite só consigo dormir se lavar com água gelada, e acordo no meio da noite com coceira de novo e tenho que lavar de novo, naum suporto mais...

    ResponderExcluir
  6. Caras anonimas, infelizmente, eu não sou médico e não posso prescrever tratamentos pela internet. Meu blog é apenas informativo. Eu as aconselho a procurar um ginecologista. Em todo caso obrigado pela atenção,

    ResponderExcluir
  7. Sei por experiência própria que preservativo NÃO previne contra HPV e Herpes.

    ResponderExcluir
  8. estou com hpv nic 1 de baixo grau
    o que significa

    ResponderExcluir