sábado, 12 de fevereiro de 2011

Ansiedade

A ansiedade extrema é um mal terrível. Faz a gente viver sempre no futuro, antecipando acontecimentos que provavelmente jamais ocorrerão. Às vezes seus sintomas são somente psicológicos, mas há casos agudos em que ocorrem taquicardia, mãos frias, suor abundante, inclusive nas mãos e até no couro cabeludo, etc.

Os sintomas psicológicos da ansiedade mórbida são realmente torturantes. É claro que uma certa dose de ansiedade pode ser normal e até positiva: por exemplo, você tem que proferir uma palestra, e fica ansioso nos instantes que precedem esse "grande momento"; a ansiedade aumenta a produção de adrenalina e - se você não tiver aquele "branco" - poderá começar gaguejando um pouco, mas logo as palavras fluirão de sua boca numa torrente amazônica. Ansiedade em excesso é uma tortura; ansiedade na dose certa pode ser um dos segredos do sucesso.

Se você sentir-se muito ansioso por algumas semanas e isso estiver prejudicando suas atividades normais, é hora de procurar auxílio. Vá a um psiquiatra treinado em psicanálise, pois ele poderá tratá-lo tanto de forma analítica quanto medicamentosa -nesse último caso, se ele perceber que vale a pena atenuar os seus sintomas até a psicoterapia fazer efeito.

Não tenha vergonha de procurar um psiquiatra: ele não é necessariamente um "médico de loucos", mas também atende pessoas normais, como eu e você, quando a intensidade da vida moderna transforma nossa rotina num turbilhão sufocante. Marque uma consulta, tome um medicamento, se o médico achar que é necessário e aproveite a situação para se conhecer um pouco melhor. Todos os grandes mestres da humanidade, de Buda a Cristo, passando por Sócrates, Platão, Ghandi, Freud, Jung e outros foram unânimes em afirmar: "conhece-te a ti mesmo".

Na verdade, eu estou ansioso agora porque marquei para almoçar com meu filho e ele, para variar, está atrasado. Para dissipar a tensão, resolvi escrever esse post. Assim vou descobrindo as vantagens de se ter um blog - uma delas, com certeza, é dissipar a ansiedade! E não é que funcionou direitinho? O interfone está tocando. Felizmente, ele chegou. Que alívio!

Sérgio

Obrigado pela visita!

21 comentários:

  1. Oi Sérgio.
    Gostei do artigo, e você tem toda a razão quando fala que a ansiedade extrema é um mal terrível, e dependendo do grau de ansiedade ela pode vir a se transformar em síndrome do pânico que é uma doença que tem tratamento mas na maioria das vezes afeta de forma terrível o nosso dia-a-dia. Nesses casos a ajuda de um psiquiatra e de medicações é fundamental mas, infelizmente existe muito preconceito em relação a isso (ainda) e as pessoas sofrem sem buscar ajuda.
    Não tenho por habito pedir visitas ao meu pequeno blog mas, se você já passou pelos sintomas que citou no artigo me faça uma visita e saberá mais a respeito, espero que lhe ajude.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou tão ansioso que que tenho falta de ar oque faço para acabar com isso?

      Excluir
  2. Andréa, obrigado pelo comentário. mande a URL de seu blog que eu farei uma visita.
    Um abraço e tudo de bom,
    Sérgio

    ResponderExcluir
  3. eu so o allyson que falo que tenho alergia contra o suar ... POis eu pense mt na sua resposta e acho q vc esta certo ... meu ajudo mt .. pq eu sempre joguei futebol e nunka me aconteceu isso sempre suei normente e nunka aconteceu isso deve ser msm o suor mt obrigado ajudo mt msm '*-*

    ResponderExcluir
  4. Adorei o que vc escreveu sobre ansiedade! Eu sou extrememente ansiosa, vivo sempre pensando e resolvendo mil coisas ao mesmo tempo.
    Há duas semanas venho tomando fluoxetina 20mg, estou mais tranquila, mas não gosto da idéia de tomar uma "droga" para me controlar. Sou contra medicamentos desse tipo, mas foi a alternmativa que tive.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. oi sou ansiosa demais tenho excesso de preocupaçao talvez tenha um pouco de rasao cuido de minha mae idosa muito donte e um marido com diabetes que nao se cuida so d falar entao essas coisa me deixam a mil era pior mais ultimamente tento levar mais tem semanas que tenho dor de cabeça poa qualquer coisa foi bom ver teu blog te achei no yahoo abraços

    ResponderExcluir
  6. Sérgio, muito bom seu comentário.
    Mesmo quem não é ansioso, mas convive com uma pessoa extremamente ansiosa se torna um.
    Estou passando por isso e tento alternativas para que o dia acabe depressa, essa de escrever um postar um blog foi ótima, adorei!!!

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado Sergio.
    Sou aquele garoto do yahoo respostas.
    Ainda esotu aflito, espero que entre em contato comigo.
    abraços
    snike42@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Sergio, você me respondeu minha pergunta no Yahoo muito bem, e me pediu para comentar no seu Blog, pois bem, aqui estou.
    Para começar hoje sofro de ansiedade principalmente relacionada pelo café, minha ansiedade me acarretou vários sintomas físicos, como um problema de pele que ainda não descobri do que se trata, esse sintoma sempre vem quando sinto ansiedade, minha pele coça muito e fica vermelha rápido.
    espero ter ajudado.
    caso queira conversar pelo MSN. esse é meu Email. lucasalvaro1995@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Gostei de seus comentarios e ja vou agendar uma consulta com um Cardiologista.,sinto-me tambem com varios sistomas nao so de ansiedade,mas fisico,como um mal estar sempre que acordo(mesmo em um pequeno cochilo depois do almoco.
    Durmo mal(pois acordo varias vezes a noite)respiro mal....enfim ja vou correndo ver um cardiologista.,e se tudo estiver bem...vou ver os Hormonios.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Oi Sergio adorei o seu post! Sempre me senti desconfortável em lugares fechados. Quando era mais nova com 11anos, fiquei 20 minutos presa num elevador, sofria de asma e tive um ataque muito grande. Mas só agora, aos 33 e' que dei conta que sou claustofobrica. Quando entrei num avião super pequeno em que a minha cabeça tocava no teto! Fiz uma cena que nem eu própria tinha consciencia! Não consigo me lembrar direito, sei que chorei porque já nem tinha a manga do avião e eu chorava p colocarem outra vem porque tinha que sair, e os sintomas eram faltas de ar horríveis, parecia que ia morrer sem ar! O engraçado e' que já não sofro de asma desde os 14 anos! Tudo psicologico! Mas nao deixo isto me controlar!Entrei para o oceanario no outro dia e senti tonturas mas depois controlei-me e não deixei o medo me dominar, repetia para mim mesma que era psicológico, e embora estivesse desconfortável levei a visita ate ao final :) temos que tentar controlar o nosso medo e arranjar formas de pensar noutras coisas e controlar a respiração... Tem funcionado comigo...

    ResponderExcluir
  11. Eu sou muito ansiosa e isso tem me atrapalhado muito. E não é fácil controlar a ansiedade. Tomo medicação fazem 3 anos e não tem sido suficiente, mas infelizmente não tenho tempo para terapia.

    ResponderExcluir
  12. Eu sei muito bem como é isto... infelizmente!

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Acho que só vou escrever para desabafar um pouco. Sou muito "stressada", fico ansiosa com muita frequencia, mas agora é demais. Quando tenho rrespirar fundo parece que sinto um bloqueio no estômago que não me deixa terminar a respiração. Tenho andado muito angustiada, triste, nervosa, sempre a pensar que o pior vai acontecer a um elemento da minha familia, não consigo trabalhar em condições. Já fui duas vezes às urgências e com muita calma, depois de me oscultarem, os médicos dizem que não tenho nenhum problema nos pulmões nem no coração, mas eu invento-os... Já fui ao neurologista e estou a ser medicada há 4 dias, mesmo assim o stress, a ansiedade está cá, a falta de ar também. Eu sei que é cedo para a medicação fazer efeito mas a minha cabeça "não sabe". O meu marido foi despedido e eu devia apoiá-lo, porque será que tive de ficar neste estado, logo agora que ele tanto precisa de mim????? Obrigada

    ResponderExcluir
  14. Q fofo vc!!! Cheguei aqui através de 1 pergunta no yahoo (vc deixou seu link). Me trouxe um certo alívio, pq to passando por 1 fase péssima e me sinto uma retardada emocional pra lidar com meus sentimentos.
    De qq forma, obrigada!!!

    Gi

    ResponderExcluir
  15. Nossa, que presente descobrir este blog. Sempre fui ansiosa mas nunca sofri com isso. Agora há alguns meses, sinto que minha ansiedade está me matando. Acordo diversas vezes com o coração disparado, tenho medo de tudo, até os passos do meu vizinho do andar de cima me assustam... E agora também comecei a imagrecer, mesmo comendo muuuuitooooo, e estou preocupada.

    Cida

    ResponderExcluir
  16. Gostei do blog, sempre fui anciosa e o que mais me deixa triste é que minhas maos ficam encharcadas e tremulas qndo preciso falar em publico. mesmo assim tento enfrentar isso, mas percebo que aumenta cada dia..isso tem me deixado muito mal....

    ResponderExcluir
  17. Sempre fui muito ansiosa desde pequena, tinha muita dor de estomago, depois tive meus dois filhos,a ansiedade e a preocupaçao aumentaram, agora coloquei na cabeça que estou doente, muita dores de cabeça, dores pelo corpo todo, fiz a primeira endoscopia: gastritre, h. pylori, e uma ulcera duodenal cicatrizada, depois de sete meses fiz outra fui premiada com uma esofagite, e por aí vai aumentando minha ansiedade, nao aguento mais..

    ResponderExcluir
  18. Sérgio, sempre achei meu filho ansioso(18anos), levei ao Psiquiatra para uma consulta ele prescreveu Ansitec 10 mg, tomar 1/2 comprimido depois do café e depois do jantar, 8 dias depois meu filho surtou fala coisa sem nexo ficou acordado a noite toda digitando conselhos de auto ajuda pras pessoas o médico suspendeu a medicaçao mas acha que não é efeito do Ansitec. No segundo dia ele pareceu um pouco calmo.
    Ps ele fez uso de macanha durante o tratamento.
    , dormiu 12h acordou um pouco calmo pede para parar o carro para ajudar as pessoas, da bom dia toda hora pras pessoas

    ResponderExcluir
  19. Também tenho síndrome do pânico. Tenho medo de taquicardia, tenho crises, meu coração acelera...no momento acho que vou morrer e poucos minutos depois volto ao normal. Queria controlar isso, como faço?

    ResponderExcluir