domingo, 20 de fevereiro de 2011

Nós, brasileiros, devemos conhecer o pau-brasil

O pau-brasil é uma árvore nativa das porções da Mata Atlântica que ficam mais próximas ao litoral de nosso país, o qual deve a ela seu nome. Segundo Giacometti (1987), trata-se de uma árvore de grande porte porém de crescimento muito lento. Sua textura é pesada e o referido autor a classifica como uma árvore ornamental florífera. Sua folhagem possui alto valor decorativo, graças às suas folhas de cor verde intensa e brilhante; é uma árvore muito ramificada, caracterizando-se por seu tronco espinhoso.

O nome de nossa nação provém dessa árvore, que era intensamente comercializada e disputada entre portugueses, holandeses e franceses nas épocas coloniais, pois do seu caule se extraía um corante vermelho que servia para tingir tecidos e fabricar tintas de escrever.

O pau-brasil floresce na primavera, ficando coberto de flores de cor amarelo-ouro com uma suave mancha rubra central. Sua ocorrência original vai da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, até a Ponta de Touros, no extremo nordeste do litoral do Rio Grande do Norte; sua raiz é profunda, podendo ser plantado junto a edificações. Esta árvore é característica dos terrenos costeiros areno-argilosos, onde a água da chuva infiltra-se profundamente; daí a presença de espinhos no caule, elemento comum das plantas de clima seco, e sua raiz profunda, que serve para captar a água do solo nos meses em que a chuva é mais escassa.

Quando eu residi em Natal, de 1987 a 1994, plantei um pau-brasil; visitei-o no ano retrasado e fiquei feliz ao ver que ele já havia alcançado aproximadamente a metade de sua altura máxima.

O corte do Pau-Brasil, atualmente, é proibido pala Lei nº 6607, de 07/12/1978.

O plantio do pau-brasil deve ser incentivado, pois, além de sua importância histórica para nosso país, trata-se de uma árvore ornamental de grande beleza. Tais qualidades são mais do que suficientes para suplantar a lentidão de seu crescimento, fator que não é bem visto pelos proprietários particulares de jardins.

Referência citada: Fonte citada: Giacometti, D.C. - Jardim, horta e pomar na casa de campo. São Paulo, Ed. Nobel, 1983.

Foto: pau-brasil de tenra idade, Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro, Brasil. Clique na imagem para ampliar.

Sergio Oreiro

3 comentários:

  1. hum tive uma enorme desepição quando vi pela primeira vez a arvore do pau brasil eu achei q ela fosse muito grande com longos e largos troncos e varios metros de altura ao inves disso uma arvore pequena com galhos curtos e finos a unica surprese é q percebi que ela é uma arvore espinhosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ninguem perguntou q vc achou vai se fude idiota

      Excluir
  2. esta muito bom e esse anonimo e muito idiota ninguem perguntou a opiniao dele

    ResponderExcluir