sábado, 19 de março de 2011

Caminhar rápido pode ser melhor do que correr

Caminhar rápido pode ser a melhor opção de exercício aeróbico. Hoje fui, como de costume, fazer a minha caminhada rápida. Depois eu me sentei numa ótima sombra e, tomando água de coco, lembrei-me que no livro “A Revolução Antioxidante”, o Dr. Kenneth Cooper afirmava que caminhar rápido poderia ser melhor do que correr.

Assim sendo, ao chegar em casa, tirei a poeira do velho livro de 1995 e, ao folheá-lo, cheguei à página em que o Dr. Cooper cita o trabalho de um fisiologista dos exercícios chamado Jonh Duncan, o qual foi publicado em 1991 no Journal of the American Medical Assotiation. No citado estudo, o Dr. Duncam e colaboradores monitoraram 102 mulheres antes da menopausa por um período de seis meses. Eles dividiram as mulheres em 4 diferentes grupos; o 1º, que seria o grupo de controle, não modificou seus hábitos sedentários. Os demais grupos deveriam percorrer 4,8 km em três velocidades diferentes: (1) 1600 m em 20 minutos; (2) 1600 m em 15 minutos e (3) 1600 m em 12 minutos. O grupo (1) apresentou frequências cardíacas médias correspondentes a 55% da frequencia cardíaca máxima prevista e um aumento de 4% na resistência aeróbica; no grupo (2) tal parâmetro ficou em 68%, com aumento de 9% na resistência e, no grupo (3), as freqüências cardíacas chegaram a 86% do máximo previsto, com aumento de 16% na resistência. O Dr. Duncan e colegas concluíram que as mulheres que caminhavam na maior velocidade, no intervalo de 12 minutos, conseguiram todos os benefícios de aptidão que seriam alcançados caso corressem 1600 m em nove minutos, com menos probabilidade de sofrerem lesões articulares ou ósseas.

Trocando em miúdos, a caminhada rápida, que é classificada como um exercício aeróbico de baixa intensidade, pode ser tão eficaz como a corrida, com menor risco de lesões nos músculos, ossos e articulações. Com efeito, nenhuma das mulheres que participaram desse estudo teve um algum problema músculo-esquelético que necessitasse de atenção médica.

Há tempos eu, que estou com sobrepeso, troquei a corrida pela caminhada rápida. Nos dias menos quentes deste verão, eu estava conseguindo dar a volta na Lagoa Rodrigo de Freitas (RJ) percorrendo os 7,8 km de seu perímetro em 63 minutos (7,4 km/h). Hoje de manhã, eu percorri essa distância em 68 minutos, o que dá uma velocidade média de 6,9 km por hora, o que me posiciona entre os grupos (2) (6,4 km/h) e (3) (8,0 km/h). Tenho seguido essa rotina 3 vezes por semana, no mínimo, e não sinto dor alguma, nem durante os exercícios, nem após os mesmos.

Por último, mas não menos importante, não custa nada lembrar uma recomendação básica: se você é sedentário e pretende iniciar qualquer programa de exercícios, não deverá fazê-lo sem antes obter o sinal verde de um médico.

Referências:

1)Cooper, K. H. (1995) – Revolução antioxidante. Rio de Janeiro, Ed.. Record, 249 p.

2)Duncan, J. J., Gordon, N. F., Scott, C. B., (1991) – Women walking for health and fitness. Journal of the American Medical Assotiation. 266(23), p. 3295-3299.

(Um breve resumo do trabalho (2) , em inglês, pode ser obtido no link http://jama.ama-assn.org/content/266/23/3295.abstract).

6 comentários:

  1. Olá, Sergio!
    Muito bem contabilizado.
    Boa postagem!

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  2. otimo...vou seguir o conselho.

    ResponderExcluir
  3. Estou fazendo caminhadas, as vezes rápidas, as vezes me perco nas paisagens e qdo percebo, estou meio devagar... e mais raramente arrisco uns piques/corridas... mas sem dúvidas, a caminhada (de preferência em passos acelarados) é altamente eficaz... digo isso baseado em experiência de vida, desde que comecei, estou me sentindo mais disposto, ligado e tenho perdido alguns quilos, ainda que num ritmo não tão acelerado como eu gostaria! hehehe...

    ResponderExcluir
  4. Este exercicio é realmente fenomenal. Voce pode forçar numa subida e depois relaxar o smusculos enquanto desce alem de se refrescar com agua gelada. Voce tambem pode desafiar consigo mesmo e até ter metas de tempo e distancia. Dá até pra correr na sao silvestre, ou melhor , caminhar rápido e chegar bem na frente daqueles que correm. é uma otima opçao. Vale a pena.

    ResponderExcluir
  5. Amigo, eu tentei caminhar somente mas achei monótono. Tentei correr somente mas achei monótono. O que eu fiz? Estou alternando caminhada com corrida, e estou gostando muito. Começo com 10 minutos de caminhada para aquecer e depois vou fazendo 5 minutos de corrida alternado com 5 de caminhada. É incrível como o tempo passa rápido e o exercício fica prazeroso. Fica a dica. Abraço.

    ResponderExcluir